Grace Passô em Temporada: filme brasileiro selecionado.
Foram anunciados nesta semana, os filmes selecionados para a 71ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que acontecerá entre os dias 1 e 11 de agosto. Com uma programação eclética, o evento é considerado um dos principais festivais de cinema autoral do mundo.
Neste ano, o cinema brasileiro está representado com duas produções: Temporada, de André Novais Oliveira e protagonizado por Grace Passô, na mostra Concorso Cineasti del presente, dedicada aos primeiros filmes de jovens diretores de todo o mundo; e Sedução da Carne, de Júlio Bressane, na seção Signs of Life, que destaca a inovação da linguagem cinematográfica com a intenção de investigar novas formas narrativas.
Além disso, coproduções brasileiras também se destacam na programação, como: Tarde para morir joven, da cineasta chilena Dominga Sotomayor, na Competição Internacional; e Familia Sumergida, da argentina María Alché, na seção Concorso Cineasti del presente.
O cineasta chinês Jia Zhangke será o presidente do júri da Competição Internacional deste ano e escolherá o vencedor do Leopardo de Ouro ao lado do roteirista francês Emmanuel Carrère, do diretor americano Sean Baker, da cineasta italiana Tizza Covi e da atriz italiana Isabella Ragonese; o diretor romeno Andrei Ujică, será o presidente do júri da mostra Concorso Cineasti del presente e a suíça Emilie Bujès, diretora do Festival Visions du Réel, presidirá o júri da Signs of Life.
A atriz americana Meg Ryan será homenageada com o Prêmio Leopard Club; o designer americano Kyle Cooper receberá o Prêmio Vision Ticinomod, dedicado a todos aqueles que utilizaram seus talentos para criar novas perspectivas no mundo do cinema. O Pardo d’onore Manor será entregue para o diretor francês Bruno Dumont e o Prêmio Excellence homenageará o ator americano Ethan Hawke.
Conheça os filmes selecionados para o Festival de Locarno 2018:
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL:
A Family Tour, de Liang Ying (Taiwan/Hong Kong/Singapura/Malásia)
A Land Imagined, de Yeo Siew Hua (Singapura/França/Holanda)
Alice T., de Radu Muntean (Romênia/França/Suécia)
Diane, de Kent Jones (EUA)
Gangbyun Hotel (Hotel by the River), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Genèse, de Philippe Lesage (Canadá)
Glaubenberg, de Thomas Imbach (Suíça)
La Flor, de Mariano Llinás (Argentina)
M, de Yolande Zauberman (França)
Menocchio, de Alberto Fasulo (Itália/Romênia)
Ray & Liz, de Richard Billingham (Reino Unido)
Sibel, de Çagla Zencirci e Guillaume Giovanetti (França/Alemanha/Luxemburgo/Turquia)
Tarde para morir joven (Too Late to Die Young), de Dominga Sotomayor (Chile/Brasil/Argentina/Holanda/Qatar)
Wintermärchen, de Jan Bonny (Alemanha)
Yara, de Abbas Fahdel (Líbano)
PIAZZA GRANDE:
Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman), de Spike Lee (EUA)
Blaze, de Ethan Hawke (EUA)
Coincoin et les Z’inhumains (COINCOIN and the Extra-Humans), de Bruno Dumont (França)
I Feel Good, de Benoît Delépine e Gustave Kervern (França)
Em Carne Viva (In the Cut), de Jane Campion (2003) (Reino Unido/Austrália/EUA)
Le vent tourne (With the Wind), de Bettina Oberli (Suíça/França)
Les Beaux Esprits (Team Spirit), de Vianney Lebasque (França)
Liberty, de Leo McCarey (1929) (EUA)
L’Ordre des médecins (Breath of Life), de David Roux (França)
L’ospite (The Guest), de Duccio Chiarini (Itália/Suíça/França)
Maynila sa mga kuko ng liwanag (Manila in the Claws of Light), de Lino Brocka (Filipinas)
Pájaros de verano (Birds of Passage), de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia)
Ruben Brandt, Collector, de Milorad Krstic (Hungria)
Seven: Os Sete Crimes Capitais (Se7en), de David Fincher (1995) (EUA)
Searching, de Aneesh Chaganty (EUA)
O Protetor 2 (The Equalizer 2), de Antoine Fuqua (EUA)
Un nemico che ti vuole bene (My Beloved Enemy), de Denis Rabaglia (Itália/Suíça)
Was uns nicht umbringt (What doesn’t Kill Us), de Sandra Nettelbeck (Canadá)
SIGNS OF LIFE:
A Room with a Coconut View, de Tulapop Saenjaroen (Tailândia)
Communion Los Angeles, de Adam R. Levine e Peter Bo Rappmund (EUA)
Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugène Green (Portugal)
Dulcinea, de Luca Ferri (Itália)
Gulyabani, de Gürcan Keltek (Holanda/Turquia)
Hai shang cheng shi (The Fragile House), de Zi Lin (China)
Jing li de ren (Man in the Well), de Hu Bo (China)
La casa de Julio Iglesias (Julio Iglesias’s House), de Natalia Marín (Espanha)
Le Discours d’acceptation glorieux de Nicolas Chauvin (The Glorious Acceptance of Nicolas Chauvin), de Benjamin Crotty (França)
Sedução da Carne, de Júlio Bressane (Brasil)
Sobre Tudo Sobre Nada, de Dídio Pestana (Portugal)
The Grand Bizarre, de Jodie Mack (EUA)
Tirss, rihlat alsoo’oud ila almar’i (Erased, Ascent of the Invisible), de Ghassan Halwani (Líbano)
Veslemøy’s Song, de Sofia Bohdanowicz (Canadá)
CONCORSO CINEASTI DEL PRESENTE:
Alles ist gut (All Good), de Eva Trobisch (Alemanha)
Ceux qui travaillent (Those Who Work), de Antoine Russbach (Suíça/Bélgica)
Chaos, de Sara Fattahi (Áustria/Síria/Líbano/Qatar)
Closing Time, de Nicole Vögele (Suíça/Alemanha)
Familia Sumergida, de María Alché (Argentina/Brasil/Alemanha/Noruega)
Fausto, de Andrea Bussmann (México/Canadá)
Hatzlila (The Dive), de Yona Rozenkier (Israel)
Jiao qu de niao (Suburban Birds), de Sheng Qi (China)
Likemeback, de Leonardo Guerra Seràgnoli (Itália/Croácia)
L’Époque (Young And Alive), de Matthieu Bareyre (França)
Nebula (Dead Horse Nebula), de Tarık Aktaş (Turquia)
Siyabonga (We Are Thankful), de Joshua Magor (África do Sul/Reino Unido)
Sophia Antipolis, de Virgil Vernier (França)
Tegnap (Hier), de Bálint Kenyeres (Hungria/Alemanha/França/Holanda/Marrocos)
Temporada, de André Novais Oliveira (Brasil)
Trote, de Xacio Baño (Espanha/Lituânia)
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Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.