Depois dos discursos dos homenageados, a noite de abertura da 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema contou com a exibição do primeiro filme da Mostra Competitiva de longas: Fortaleza Hotel, de Armando Praça.
Na trama, Pilar, interpretada por Clébia Sousa, é camareira em um hotel na capital do Ceará, mas em breve espera imigrar para Dublin, e, para isso, está estudando inglês. Ela foi mãe muito jovem, e, neste momento, enfrenta problemas com a filha adolescente Jamile, papel de Larissa Góes. Shin, vivida pela atriz sul-coreana Lee Young-Lan, vem ao Brasil para buscar o corpo do marido que morreu em Fortaleza e levar para ser sepultado na Coreia do Sul. Os trâmites, no entanto, se revelam mais complexos e mais caros do que o esperado.
Nessas duas mulheres, o diretor vê duas faces da globalização que explodem numa Fortaleza repleta de esperança. Com isso, investiga como a amizade improvável entre elas pode transformar a vida de ambas. Comunicando-se num inglês rudimentar, Pilar e Shin encontram uma maneira de se ajudar no momento em que as duas enfrentam dificuldades.
Armando define o longa como sendo “sobre duas mulheres de culturas distintas que se conectam a partir de seus problemas e se comunicam do fundo de suas solidões. Almejo um filme que possa mostrar o poder feminino através da solidariedade, esse sentimento tão poderoso e conhecido da alma humana”.
O cineasta durante o debate mediado pela crítica Neusa Barbosa.
Esteticamente, Fortaleza Hotel é construído com apuro visual na fotografia assinada por Heloísa Passos. O roteiro é assinado por Isadora Rodrigues e Pedro Cândido. A produção é de Maurício Macêdo; João Vieira Jr. e Nara Aragão assinam a coprodução. O elenco conta também com Demick Lopes, Ana Marlene e Vanderlei Bernardino.
Vale lembrar que Armando Praça foi premiado na 29ª edição do Cine Ceará, em 2019, com Greta. O filme ganhou o Troféu Mucuripe em três categorias: melhor longa-metragem, direção e ator para Marco Nanini.
Para falar mais sobre Fortaleza Hotel, conversamos com o diretor e com a protagonista Clébia Sousa no dia seguinte à exibição. Nas entrevistas, falaram sobre entrosamento do elenco, exibição presencial no festival, reencontro com a equipe, preparação, desafios, entre outros assuntos.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 31º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Fotos: Luiz Alves e Rômulo Santos.