Foram anunciados nesta sexta-feira, 10/09, os vencedores da Giornate degli Autori, mostra paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, que foi criada em 2004 e inspirada na Quinzena dos Realizadores, de Cannes, com o objetivo de chamar a atenção para um cinema de alta qualidade, sem qualquer tipo de restrição, e com um cuidado especial em inovação, pesquisa, originalidade e independência.
Nesta 18ª edição, pela primeira vez duas mulheres dividiram a presidência do júri: as cineastas Mina Mileva e Vesela Kazakova; o time de jurados contou com 27 jovens cinéfilos que fazem parte do programa 27 Times Cinema.
O cinema brasileiro se destacou com Deserto Particular, de Aly Muritiba, que recebeu o Prêmio do Público, além de ter ficado entre os três finalistas segundo o Júri Oficial. O longa, que contabilizou 62,6% dos votos, é protagonizado por Antonio Saboia, que interpreta Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Taciturno, Daniel fala pouco e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor. O elenco conta também com Pedro Fasanaro, Zezita Matos, Thomás Aquino, Laila Garin e Cynthia Senek.
O cineasta brasileiro premiado.
O prêmio principal ficou para o romeno Imaculat, de George Chiper-Lillemark e Monica Stan. O júri justificou a escolha: “Imaculat é um filme potente com uma mensagem transmitida com maestria através do olho da câmera. Imaculat representa a voz de dois cineastas que adotam abordagens cinematográficas interessantes para colocar na tela a experiência de reabilitação de uma jovem viciada em drogas, em performances contidas e contidas. O filme foca na interação entre os pacientes em uma clínica de reabilitação e a própria instalação, enquanto o ponto de vista dos médicos fica em segundo plano. Lidando com outras questões, como relações tóxicas e abuso, Imaculat resume, em nossa opinião, tudo que o cinema deveria ser: um espelho erguido para a sociedade, uma sociedade em que as mulheres estão encurraladas na claustrofobia da subjugação”.
Conheça os vencedores da mostra Giornate degli Autori 2021:
GdA Director’s Award
Melhor Filme: Imaculat, de George Chiper-Lillemark e Monica Stan (Romênia)
Menção Especial: Shen Kong, de Chen Guan (Macau)
Prêmio do Público: Deserto Particular, de Aly Muritiba (Brasil/Portugal)
OUTROS PRÊMIOS
Prêmio BNL | Melhor Roteiro: Californie, escrito por Alessandro Cassigoli, Casey Kauffman e Vanessa Picciarelli
Prêmio Talento Criativo: Elisa Fuksas, por Senza Fine, e Francesco Lettieri, de Lovely Boy
Europa Cinemas Venice Label | Melhor Filme Europeu: Californie, de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffman (Itália)
Foto: Divulgação/Pandora Filmes.