Allison Janney: melhor atriz coadjuvante por Eu, Tonya.
Foram anunciados neste domingo, 07/01, os vencedores do 75º Globo de Ouro, prêmio que elege os melhores da TV e do cinema segundo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).
Dirigido por Martin McDonagh, Três Anúncios Para um Crime se consagrou como o grande campeão da noite com quatro prêmios, entre eles, o de melhor filme dramático e melhor atriz para Frances McDormand.
A edição deste ano foi marcada pela campanha TIME’S UP, organizada por importantes mulheres da indústria do entretenimento, com a intenção de lutar contra qualquer tipo de abuso e também para abrir um diálogo ainda maior sobre desigualdade de gênero, leis trabalhistas, racismo, falta de representatividade, desigualdade sistêmica, políticas corporativas, entre outros.
Para apoiar ainda mais a causa, as estrelas passaram pelo tapete vermelho vestidas de preto (On Sunday We Wear Black), em solidariedade às vítimas de violência sexual e também em homenagem às mulheres que, corajosamente, revelaram publicamente casos de abuso e assédio sexual sofridos em Hollywood. Além disso, oito atrizes marcaram presença no evento acompanhadas por ativistas feministas: Laura Dern, Amy Poehler, Susan Sarandon, Meryl Streep, Emma Stone, Emma Watson, Michelle Williams e Shailene Woodley.
A campanha conta também com uma arrecadação financeira que será 100% doada ao TIME’S UP Legal Defense Fund, que oferece serviços legais para pessoas que sofreram assédio ou abuso sexual no local de trabalho.
A cerimônia, apresentada por Seth Meyers, contou com discursos inspiradores e empoderados, e também com uma homenagem à apresentadora, atriz, produtora e empresária Oprah Winfrey, que recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille; o ator Kirk Douglas, que completou 101 anos em dezembro, também foi homenageado e ainda apresentou o prêmio de melhor roteiro ao lado da nora, a atriz Catherine Zeta-Jones.
Conheça os vencedores do Globo de Ouro 2018 nas categorias de cinema:
MELHOR FILME | DRAMA:
Três Anúncios Para um Crime
MELHOR FILME | COMÉDIA/MUSICAL:
Lady Bird – A Hora de Voar
MELHOR ATOR | DRAMA:
Gary Oldman, por O Destino de Uma Nação
MELHOR ATRIZ | DRAMA:
Frances McDormand, por Três Anúncios Para um Crime
MELHOR ATOR | COMÉDIA/MUSICAL:
James Franco, por Artista do Desastre
MELHOR ATRIZ | COMÉDIA/MUSICAL:
Saoirse Ronan, por Lady Bird – A Hora de Voar
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Sam Rockwell, por Três Anúncios Para um Crime
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Allison Janney, por Eu, Tonya
MELHOR DIREÇÃO:
Guillermo del Toro, por A Forma da Água
MELHOR ROTEIRO:
Três Anúncios Para um Crime, escrito por Martin McDonagh
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
Em Pedaços, de Fatih Akin (Alemanha/França)
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO:
Viva – A Vida é uma Festa
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL:
A Forma da Água, por Alexandre Desplat
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
This is Me, interpretada por Keala Settle (O Rei do Show)
Foto: Paul Drinkwater.