Gloria Pires em cena: atriz consagrada.
A 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, acaba de anunciar que Gloria Pires e Lázaro Ramos serão os homenageados deste ano. O evento será realizado em formato presencial, em Fortaleza e também on-line no Canal Brasil pelo serviço de streaming Canais Globo, no YouTube e na TV Ceará.
No dia 5 de dezembro, será transmitida na tela do cinema a solenidade de abertura da 30ª edição e a homenagem à Gloria Pires. Ao longo de sua carreira, a atriz já protagonizou diversos personagens que marcaram a televisão, cinema e teatro brasileiros. Atuou em novelas e minisséries como As Brasileiras, O Rei do Gado, Mulheres de Areia, Paraíso Tropical, Insensato Coração, Babilônia e a mais recente O Outro Lado do Paraíso.
Além disso, participou de grandes filmes nacionais como: O Quatrilho, a franquia Se Eu Fosse Você, É Proibido Fumar, Linda de Morrer, Memórias do Cárcere, A Partilha, Lula, o Filho do Brasil, Flores Raras, Nise: O Coração da Loucura, entre muitos outros. Em 2019, voltou às telinhas no remake de Éramos Seis, na Rede Globo. Em 2021, estará no longa A Suspeita, de Pedro Peregrino, onde vive Lúcia, uma comissária da Polícia Civil que sofre de Alzheimer.
Na noite de encerramento do festival, dia 11 de dezembro, o Cine Ceará exibe no Cineteatro São Luiz, em sessão hors-concours, o longa brasileiro Silêncio da Chuva, de Daniel Filho. O protagonista Lázaro Ramos será o segundo homenageado do festival. Nascido em Salvador, Bahia, Lázaro é ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira teatral aos 15 anos de idade, quando entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Márcio Meirelles.
Em cena com Thalita Carauta no inédito O Silêncio da Chuva.
No cinema, despontou ao protagonizar o filme Madame Satã, de Karim Ainöuz, em 2002. Tem na sua carreira obras como O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Cidade Baixa, Ó Paí, Ó, Carandiru, Mundo Cão, Tudo que Aprendemos Juntos e O Beijo no Asfalto. Para 2021, está previsto o lançamento de Medida Provisória, longa que marca sua estreia na direção de ficção para os cinemas.
“Em um ano tão difícil para o nosso cinema, receber essa homenagem e ter o filme exibido pela primeira vez no nosso país nesse festival é um estímulo pra gente seguir. Receber o troféu do Cine Ceará, que há 30 anos representa cada vez mais um importante ponto de encontro para o nosso cinema me dá muita satisfação. ‘Silêncio da Chuva’ é um filme feito em cima de um clássico literário dirigido pelo grande Daniel Filho. Eu tô doido pra que as pessoas vejam! Vai ser um momento de emoção e de reafirmar o compromisso de nós que fazemos cinema de levar o nosso melhor para as pessoas”, afirma Lázaro.
Os atores receberam em casa o Troféu Eusélio Oliveira e enviaram vídeos de agradecimento. As solenidades de abertura e encerramento serão transmitidas na tela do Cineteatro São Luiz, respeitando os Protocolos de Reabertura para Cinemas do Governo do Ceará, no canal do Cine Ceará no YouTube e, a de encerramento, também na TVC.
Eusélio Oliveira foi um professor e cineasta cearense que teve um importante papel na formação e desenvolvimento do cinema no Ceará, um dos responsáveis pela criação do que viria a ser o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.
Fotos: Divulgação/M. Vianna.