The Big Short
Diretor: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, Marisa Tomei, John Magaro, Karen Gillan, Finn Wittrock, Rafe Spall, Hamish Linklater, Jeremy Strong, Jeffry Griffin, Stanley Wong, Adepero Oduye, Anthony Bourdain, Melissa Leo, Byron Mann, Lyle Brocato, Margot Robbie, Selena Gomez, Rudy Eisenzopf, Casey Groves, Hunter Burke, Bernard Hocke, Shauna Rappold, Brandon Stacy, Aiden Flowers, Peter Epstein, Anthony Marble, Leslie Castay, Tracy Letts, Vanessa Cloke, David Zalkind, Carrie Lazar, Mychael Bates, Rajeev Jacob, Jay Potter, Garrett Hines, Ryan Broussard, Colette Divine, Oscar Gale, Dave Davis, Wayne Pére, Kate Blumberg, Billy Slaughter, Max Greenfield, Billy Magnussen, Heighlen Boyd, Ilan Srulovicz, Jay Jablonski, Blaine Kern III, Al Sapienza, Marcus Lyle Brown, Tyler Kunkle, Elliott Grey, Jason Bayle, Richard Thaler, Tony Bentley, Jack Millard, John Neisler, Tim Wilson, Jae Suh Park, Colin Lawless, Emily Bossak, Rusty Bourg, Tom Bui, Anthony Burkhalter, Paul X. Campanella, Jeff Caperton, David Michael Cefalu, John Druzba, Micheal K. Douglas, Mark Falvo, Nick Hwang, Alicia Davis Johnson, Judd Lormand, Tracy B. Mann, Jay Oliver, Ronald Joe Vasquez, James Zeiss.
Ano: 2015
Sinopse: Quatro homens fora do mercado financeiro percebem de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Seus ousados investimentos os levam para o lado sombrio do sistema bancário moderno onde devem questionar tudo e a todos.
Crítica do CINEVITOR: Em 2008, uma crise econômica abalou os Estados Unidos e causou desespero na população. A crítica situação do país naquela época tinha tudo para render um filme dramático com aqueles finais bem americanos de superação. Mas, o cineasta Adam McKay resolveu fazer diferente. Em A Grande Aposta, ele coloca o capitalismo em evidência e mostra os bastidores do mercado financeiro com muito humor, ironia e com um elenco repleto de grandes atores. O roteiro caótico, porém muito bem estruturado, faz piada com o próprio filme o tempo todo. Em certos momentos, ao utilizar termos técnicos do ramo imobiliário no texto, o diretor faz uma pausa na ação e coloca celebridades como Margot Robbie e Selena Gomez, totalmente fora do contexto, para explicar para o espectador o significado dessas palavras. A risada também está garantida quando os atores interrompem seus diálogos e olham para a câmera para falar com o público. Situações hilárias como essas se repetem constantemente e reforçam a ideia de que o filme ousa em se explicar pois tem consciência de que uma de suas intenções é confundir. Porém, tais confusões no roteiro parecem propositais e se encaixam na maneira de contar a história. Outro diferencial de A Grande Aposta é a forte presença de referências à cultura pop, que aparecem como passagens de tempo em imagens e vídeos relacionadas à época retratada naquele instante, contextualizando o espectador. O elenco entrosado conta com atuações primorosas de Ryan Gosling, Christian Bale e Steve Carell, que conduzem a narrativa com muito sarcasmo e um humor inteligente. Mas, tudo isso não funcionaria tão bem se o filme não tivesse uma edição ágil para manter o ritmo acelerado de suas ações. Mesmo perdendo um pouco do fôlego no final, beirando ao cansaço, A Grande Aposta merece méritos por conseguir falar de temas sérios, como por exemplo, o aumento dos juros, os investimentos falidos e as consequências da crise nas vidas dos americanos, de forma cômica, sem ofender. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: