Lima Duarte e Guilherme Weber no debate.
Na quarta-feira, 26/10, o ator Guilherme Weber apresentou Deserto, seu primeiro longa-metragem como diretor, na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Filmado na Paraíba, o longa mostra um grupo de artistas que viaja pelo sertão brasileiro apresentando um espetáculo. Quando chegam em um vilarejo, descobrem uma cidade abandonada, com casas, igreja e uma fonte que jorra água limpa, tal qual um milagre de um deserto bíblico. Cansada e combalida do dia a dia errante, a trupe decide se instalar na pequena vila e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que sempre exerceram.
Depois da sessão, o diretor e os atores Lima Duarte, Cida Moreira, Marcio Rosario e Magali Biff participaram de um debate com o público: “Guilherme é um ótimo diretor, muito sensível. Eu adorei trabalhar com essa equipe tão amável e com bons atores. Deserto é um filme inteligente com citações muito cultas”, disse Lima Duarte. O cineasta também elogiou o ator: “O Lima sempre foi meu ator favorito e quando eu escrevi esse roteiro queria que o líder dessa trupe fosse um herói do cinema brasileiro. Foi uma honra dirigí-lo e um dos momentos mais especiais da minha carreira”, disse Weber.
Durante a conversa, Guilherme falou do entrosamento do elenco no set de filmagem e dedicou a sessão aos seus colegas: “Cinema é uma arte de irmãos. Esse filme também é uma homenagem aos atores, por isso, dedico essa sessão a todos os atores que estão nessa sala”, finalizou.
Aperte o play e confira os melhores momentos da apresentação e do debate de Deserto:
Deserto terá outras sessões na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para saber os horários, as datas e os locais das exibições, clique aqui.
Acompanhe nossa cobertura do evento pelo site e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Aline Arruda/Ag. Foto.