Guillermo del Toro: premiado no Globo de Ouro recentemente e indicado ao Oscar.
A 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro, acaba de anunciar que o cineasta mexicano Guillermo del Toro, vencedor do Leão de Ouro no ano passado com A Forma da Água, será o presidente do Júri Internacional da Competição, que atribuirá os prêmios oficiais aos filmes selecionados, ao lado de nove celebridades internacionais que serão anunciadas em breve.
Alberto Barbera, diretor do festival, falou sobre a escolha do Conselho de Administração da Bienal de Veneza, liderado por Paolo Baratta: “Guillermo Del Toro personifica a generosidade e uma paixão pelo cinema que pode despertar emoções, afetar as pessoas e, ao mesmo tempo, fazê-las refletir. Em virtude de sua viva imaginação, uma sensibilidade incomum e sua confiança no poder das imagens, ele trouxe à vida um universo fantástico no qual o amor e o medo podem coexistir e valorizar a diversidade com um valor fundamental. Estamos satisfeitos e honrados com Del Toro, que iluminou nossa edição anterior com a beleza deslumbrante de A Forma da Água. Ele será um presidente excelente, inquisitivo e entusiasmado”.
O cineasta também se pronunciou em um comunicado oficial: “Ser presidente em Veneza é uma honra e uma responsabilidade e aceito o convite com respeito e gratidão. Veneza é uma janela para o cinema mundial e uma oportunidade de celebrar seu poder e relevância cultural”.
Além do Leão de Ouro de melhor filme para A Forma da Água na edição passada, que teve a atriz Annette Bening como presidente do júri, Guillermo del Toro participou do Festival de Veneza pela primeira vez em 1997, com o terror Mutação na mostra Mezzanotte; em 2006, participou do júri do Prêmio Luigi de Laurentiis Venice na 63ª edição do evento.
Foto: Allen J. Schaben.