Julia Katharine e Gilda Nomacce no curta Tea for Two.
O IndieLisboa surgiu, em 2004, com o objetivo de promover filmes independentes e apoiar a divulgação destes títulos na capital portuguesa, sendo considerado o maior festival português de cinema. Todos os anos, durante onze dias, o evento exibe mais de 250 filmes de todos os gêneros, recebendo cerca de 30 mil espectadores e mais de 400 profissionais.
Neste ano, em sua 16ª edição, o cinema brasileiro ganha ainda mais destaque, depois de ser premiado nas principais categorias no ano passado com Baronesa, de Juliana Antunes e Lembro Mais dos Corvos, de Gustavo Vinagre consagrados na Competição Internacional. A mostra Herói Independente Brasil em Transe exibirá produções nacionais recentes e inéditas em Portugal, dando voz e espaço para o nosso cinema.
Em comunicado oficial, a organização do IndieLisboa falou sobre as produções brasileiras: “Todo cinema é político, vide a programação da mostra Herói Independente com o adorado cinema vindo do Brasil. Há 25 anos, o cinema brasileiro vivia a sua retomada. O ano de 1994 marcava o regresso à produção nacional, depois do período de interregno em que Fernando Collor de Mello dissipou todos os apoios e incentivos à criação cinematográfica. Em 2019, o país e o seu cinema vivem de novo tempos turbulentos, uma conjuntura que escolhemos não ignorar. Esta mostra é uma carta de amor do IndieLisboa aos mais recentes filmes brasileiros; este programa reflete a proximidade entre o festival e um cinema atento, revelador, destemido, original, que tem estado em nosso radar desde a primeira edição. É tempo de homenagear esta longa relação em um período em que o mundo pede que estejamos atentos e que façamos a nossa parte”.
Além dessa mostra, filmes brasileiros também serão exibidos em outras sessões, como: Competição Internacional, de curtas e longas, que apresenta filmes inéditos em Portugal; Competição Nacional, que traz longas e curtas metragens portuguesas também inéditos; mostra Silvestre, com obras de jovens cineastas e autores consagrados, que rejeitem algumas fórmulas e despertem novas linguagens; e a mostra Boca do Inferno, com filmes desconcertantes que abordam temas diversos sem tabus.
O IndieLisboa 2019 acontecerá entre os dias 2 e 12 de maio. Conheça os filmes brasileiros selecionados para a 16ª edição do festival:
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGA-METRAGEM:
Temporada, de André Novais Oliveira
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM:
Guaxuma, de Nara Normande
Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Ilha Bordin
COMPETIÇÃO NACIONAL | LONGA-METRAGEM:
Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança (Portugal/Brasil)
BOCA DO INFERNO:
A Noite Amarela, de Ramon Porto Mota
SILVESTRE | LONGA-METRAGEM:
Querência, de Helvécio Marins Jr.
Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida
A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro
Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo
Tarde para Morrer Jovem, de Dominga Sotomayor Castillo (Chile/Brasil/Argentina/Holanda/Qatar)
SILVESTRE| CURTA-METRAGEM:
Sete Anos em Maio, de Affonso Uchôa
HERÓI INDEPENDENTE | BRASIL EM TRANSE | LONGA-METRAGEM:
A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro
Democracia em Vertigem, de Petra Costa
Temporada, de André Novais Oliveira
Divino Amor, de Gabriel Mascaro
Querência, de Helvécio Marins Jr.
No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurilio Martins
Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança
Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa
Fabiana, de Brunna Laboissière
Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida
Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo
HERÓI INDEPENDENTE | BRASIL EM TRANSE | CURTA-METRAGEM:
Primeiro Ato, de Matheus Parizi
Guaxuma, de Nara Normande
Magalhães, de Lucas Lazarini
Tea for Two, de Julia Katharine
Sete Anos em Maio, de Affonso Uchôa
Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio, de Lobo Mauro
Reforma, de Fábio Leal
Os Últimos Românticos, de João Cândido Zacharias
Plano Controle, de Juliana Antunes
Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Ilha Bordin
Vigília, de Rafael Urban
Foto: Divulgação.