IndieLisboa 2022: filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor
Sergio Laurentino e Cauã Reymond em A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky.

A 19ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema acontecerá entre os dias 28 de abril e 8 de maio. O festival surgiu, em 2004, com o objetivo de promover filmes independentes e apoiar a divulgação destes títulos na capital portuguesa, sendo considerado o maior festival português de cinema.

Em formato presencial, com sessões no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, entre outros lugares, a programação conta com mais de 250 filmes e uma retrospectiva sobre a cineasta americana Doris Wishman.

Neste ano, o cinema brasileiro ganha destaque com diversas produções, entre elas, o longa-metragem A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, que será exibido fora de competição. Protagonizado por Cauã Reymond, o filme é o primeiro longa histórico da diretora. A produção, exibida na Mostra de São Paulo e no Fest Aruanda, aborda a vida privada de Dom Pedro I, responsável por escrever em 1824 a primeira Constituição do Brasil imperial, considerada liberal e progressista para a época. O filme compreende o momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, fugindo de ser apedrejado pela população brasileira, nove anos depois de proclamar a Independência do país.

A seleção traz também títulos brasileiros premiados em diversos festivais, como o longa Medusa, de Anita Rocha da Silveira; os curtas Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, Sideral, de Carlos Segundo; entre outros.

O júri desta edição será formado por: Patrícia Portela, Marcin Pieńkowski e Ada Solomon na Competição Internacional de longas; Cláudia Galhós, Jérémy van der Haegen e Laura Walde na Competição Internacional de curtas; Garbiñe Ortega, Massimo Causo e Uli Ziemons na Competição Nacional; Marta Sousa Ribeiro, João Nunes Monteiro e Gonçalo Lamas no Prêmio Novíssimos Portugal Film + Betclic; André Príncipe, Mariana Liz e Vanja Milena na mostra Silvestre de longas; Julian Ross, Morgan Quaintance e Théodora Barat na mostra Silvestre de curtas; e Ricardo Mariano, Diana Policarpo e Francisca Salema na mostra IndieMusic.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para a 19ª edição do IndieLisboa:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGA-METRAGEM
Seção composta por primeiras, segundas e terceiras obras nunca antes mostradas publicamente em Portugal. Foram finalizadas no ano em que decorre o festival ou no ano anterior. Nesta seção concorrem longas e curtas metragens (em programas separados).

Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta (Brasil/Portugal)
Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Brasil)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM

Escasso, de Gabriela Meirelles e Clara Anastácia (Brasil)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (Brasil)
Urban Solutions, de Arne Hector, Luciana Mazeto, Minze Tummescheit e Vinícius Lopes (Alemanha/Brasil)

SILVESTRE| CURTA-METRAGEM

Sideral, de Carlos Segundo (Brasil/França)

SESSÕES ESPECIAIS

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky (Brasil/Portugal)

Foto: Fabio Braga.

Comentários