O cineasta brasileiro Karim Aïnouz, de O Céu de Suely e Praia do Futuro, anunciou nesta quarta-feira, 07/07, a realização de seu primeiro filme de ficção em língua estrangeira: Firebrand, cinebiografia de Catarina Parr, a sexta e última esposa de Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda de 1543 até 1548.
O longa será estrelado por Michelle Williams, que já foi indicada ao Oscar quatro vezes pelos filmes Brokeback Mountain, Namorados para Sempre, Sete Dias com Marilyn e Manchester à Beira-Mar. Além disso, a atriz foi premiada no Globo de Ouro ao interpretar Marilyn Monroe nas telonas e no Emmy Awards pela série Fosse/Verdon.
O diretor divulgou a notícia durante o Festival de Cannes, onde exibirá, na sexta-feira, O Marinheiro das Montanhas, seu mais novo longa-metragem, que foi selecionado para a mostra Sessões Especiais. Em 2019, Karim foi premiado com A Vida Invisível na mostra Un Certain Regard. Além disso, o cineasta também já passou por Cannes com Madame Satã, em 2002, e O Abismo Prateado, em 2011.
A premiada atriz está confirmada no elenco.
Sua estreia em um filme de ficção em língua estrangeira será produzida por Gabrielle Tana, de A Escavação, e terá o roteiro assinado pelas irmãs Henrietta e Jessica Ashworth, da série Killing Eve: “Eu não poderia estar mais entusiasmado por levar às telonas a desconhecida biografia de Catarina Parr, uma mulher absurdamente brilhante que me inspira profundamente, cuja história tem sido quase invisível, no mínimo sub-representada, na história do Reino Unido. Muito se sabe sobre o reinado tirânico de Henrique VIII e aqueles que morreram e sofreram por seus atos cruéis, mas meu foco aqui é numa mulher que não somente conseguiu sobrevier, mas também resplandecer. É uma reimaginação de um filme de época, um thriller psicológico, uma história de intrigas, de ação e sobrevivência ambientado na côrte dos Tudor. Ter a Michelle Williams, uma atriz sublime e de enorme talento, é a realização de um sonho”, disse o diretor.
A equipe de produção do filme contará ainda com a diretora de fotografia Hélène Louvart, que reedita a parceria com Karim iniciada no aclamado longa A Vida Invisível; com a diretora de arte Maria Djurkovic, indicada ao Oscar pelo filme O Jogo da Imitação; a figurinista Lisa Duncan, de Small Axe; e a produtora de elenco Nina Gold.
Sobre as filmagens, a produtora Gabrielle Tana revelou: “Eu amo todos os filmes do Karim. Estou muito animada por trabalhar com ele e tenho certeza que Michelle fará um trabalho esplendoroso. Vamos rodar o filme no início do ano que vem e já começamos a montar um time espetacular”.
Fotos: Getty Images Europe/Noam Galai/Getty Images North America.