Xuxa e as Paquitas em cena: tudo pode ser, se quiser será.
Dirigido por Tizuka Yamasaki, Lua de Cristal estreou nos cinemas brasileiros no dia 21 de junho de 1990. Protagonizado por Xuxa Meneghel, que na época apresentava o Xou da Xuxa, na Rede Globo, o longa alcançou a marca de cinco milhões de espectadores e foi a maior bilheteria da década de 1990 no Brasil. Só na primeira semana somou mais de 920 mil espectadores, recorde que só foi quebrado dezesseis anos depois com Dois Filhos de Francisco, em 2005.
O longa conta a história de Maria da Graça, uma jovem sonhadora que se muda para a cidade grande com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa de sua tia Zuleika e de seus primos Lidinha e Mauricinho, que vivem atormentando sua vida, fazendo-a trabalhar como escrava. Em meio a tantos problemas, Maria conhece a pequena Duda, sua vizinha, e o desajeitado Bob, que se tornam seus amigos. Bob é a materialização do príncipe dos sonhos de Maria e vai ajudá-la a se transformar em uma estrela.
Para celebrar esse clássico do cinema brasileiro, o carioca Gabriel Silva, o paulista Rodrigo Nicodemo e o mineiro Diego Alexandre resolveram produzir um documentário sobre o filme com depoimentos inéditos. Os três fazem parte de uma geração que cresceu assistindo às constantes exibições do filme na Sessão da Tarde e resolveram homenageá-lo. Tirando recursos do próprio bolso, os produtores superam as limitações impostas pelo baixo orçamento com muita criatividade e confiança nos depoimentos dos profissionais que trabalharam no longa-metragem.
Os protagonistas do filme: cinco milhões de espectadores.
Produzido de forma totalmente independente e sem fins lucrativos, Lua de Cristal 30 Anos irá revisitar a história por trás da maior bilheteria do cinema brasileiro na década de 1990 e que marcou toda uma geração, traçando um panorama do filme estrelado por Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro através de entrevistas e um vasto material de arquivo.
Cerca de 80% das filmagens já foram realizadas, inclusive com Tizuka Yamasaki, diretora do filme. Também já foram entrevistados: o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, as atrizes Julia Lemmertz e Marilu Bueno, o cantor Avellar Love (do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados), entre outros, como o humorista Paulo Vieira, fã declarado de Xuxa, que foi tocado pela mensagem do filme na infância e teve seu depoimento registrado.
Em entrevista exclusiva para o CINEVITOR por e-mail, Diego Alexandre, um dos realizadores, falou sobre o tão aguardado depoimento da estrela principal, Xuxa Meneghel: “Ela já está sabendo sobre o projeto e sinalizou de forma positiva. Mandamos um convite para a assessoria e também pessoalmente. Agora, aguardamos o retorno em relação à agenda da Xuxa, que é muito lotada. Estamos com dificuldade nessa parte. Já com o Sérgio Mallandro, a conversa está mais adiantada. Só que por conta do coronavírus tivemos que adiar a entrevista”.
Xuxa em cena com a atriz Duda Little.
Diego também comentou sobre outros entrevistados fundamentais para o filme: “Queríamos um Paquito e uma Paquita porque seria inviável gravar com todos. Gostaríamos muito de entrevistar a Leticia Spiller, pois ela teve uma carreira bem sucedida como atriz depois do filme e Lua de Cristal foi seu primeiro trabalho como atriz, mas ainda não conseguimos falar com ela. Dos Paquitos, conseguimos o Marcello Faustini. Ele foi super simpático e deu um depoimento muito bacana para nós”.
Vale destacar que o documentário não é direcionado apenas aos fãs saudosistas. Há espaço para reflexões sobre o turbulento período em que o longa foi lançado, com a extinção da Embrafilme durante o governo Collor, e discussões sobre a produção audiovisual para o público infantojuvenil na atualidade. Críticos e pesquisadores debatem o preconceito com o cinema popular e comercial feito no Brasil através das críticas que o filme recebeu na época de seu lançamento.
Lua de Cristal foi produzido numa época em que registros de making of ainda não eram comuns no Brasil, o que torna a realização do documentário ainda mais importante. Através dele será resgatado um pedaço marcante da história do nosso cinema pelas palavras de quem fez e quem viu. Lua de Cristal 30 Anos segue em fase de produção e será disponibilizado para o público ainda esse ano. Até lá, a produção promete abastecer os fãs com conteúdo produzido especialmente para as redes sociais do filme.
Fotos: Divulgação.