Lumière! A Aventura Começa: Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes, lança documentário em São Paulo

por: Cinevitor

thierrycinevitorThierry Frémaux conversa com a imprensa, em São Paulo.

O francês Thierry Frémaux, diretor do Institut Lumière e diretor geral do Festival de Cannes, esteve no Brasil recentemente, a convite da Imovision, para divulgar o filme Lumière! A Aventura Começa, documentário que celebra o legado de Louis e Auguste Lumière, inventores da cinematografia, que capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento.

Para o filme, Thierry reuniu 114 obras, restauradas em 4K, dentre os 1.422 filmes dos irmãos Lumière, que, com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots, e inclusive, efeitos especiais, inventaram a arte do cinema em si.

Em 1995, Thierry foi nomeado diretor do Institut Lumière, que fica em Lyon, na França, um local especializado em cinema francês que conta com um museu em homenagem aos irmãos Lumière, preservando filmes e a história da sétima arte. Em 1999, assumiu a função de diretor artístico do Festival de Cannes, tornando-se responsável pela seleta e disputada programação de um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo. Alguns anos depois, assumiu o cargo de diretor geral, envolvido também nas questões administrativas do festival francês.

thierrycannesCannes, 2012: com Robert Pattinson e Juliette Binoche na sessão de Cosmópolis.

Em São Paulo, no Reserva Cultural, Thierry participou de uma coletiva de imprensa para falar sobre o documentário Lumière! A Aventura Começa, e também sobre novas linguagens, restauração de obras raras, Cannes, Georges Méliès, Twin Peaks, entre outros assuntos: “Eu queria entregar o trabalho dos irmãos Lumière de volta às salas de cinema, pois, ainda temos muito para aprender com eles. Hoje, existem muitos filmes sem rigor visual e sem valor estético”, disse.

Questionado sobre séries de TV e filmes feitos diretamente para plataformas digitais, como a Netflix, que na última edição do Festival de Cannes garantiu uma vaga na Competição Oficial com Okja, fato que gerou polêmica, Thierry comentou: “O cinema tem uma assinatura, um ato poético de um autor. Eu respeito as séries televisivas, mas elas possuem outra concepção”.

Aperte o play e confira os melhores momentos da coletiva de imprensa com Thierry Frémaux:

Fotos: Vitor Búrigo e Andreas Rentz/Divulgação.

Comentários