Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, será o filme de abertura do 78º Festival de Veneza

por: Cinevitor
Milena Smit e Penélope Cruz em cena: filme de abertura em competição.

A diretoria da Biennale di Venezia anunciou nesta segunda-feira, 19/07, que o drama Madres Paralelas, dirigido por Pedro Almodóvar, será o filme de abertura da 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 1 e 11 de setembro.

O longa é estrelado por Penélope Cruz, Milena Smit, Israel Elejalde, Aitana Sánchez-Gijón e conta com a participação de Julieta Serrano e Rossy de Palma: “Nasci cineasta em 1983 em Veneza, na mostra Mezzogiorno Mezzanotte. Trinta e oito anos depois, sou chamado para abrir o festival. Não consigo explicar a alegria e a honra e o quanto isso significa para mim sem cair na complacência. Agradeço muito ao festival este reconhecimento e espero estar à altura”, disse o cineasta espanhol em comunicado oficial.

Alberto Barbera, diretor do festival, também comentou: “Agradeço a Pedro Almodóvar por nos ter dado o privilégio de abrir o festival com seu novo filme, um retrato intenso e sensível de duas mulheres lutando com uma gravidez de consequências imprevisíveis, solidariedade feminina e sexualidade, que é vivido em plena liberdade e sem hipocrisia; tudo contra o pano de fundo de uma reflexão sobre a necessidade inelutável da verdade que deve ser perseguida sem hesitação. Este é um retorno muito bem-vindo a Veneza, em competição, para o ganhador do nosso Leão de Ouro, em 2019, pelo conjunto de sua obra, muitos anos após o sucesso de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, o filme que marcou seu triunfo definitivo na cena internacional”.

Na trama, duas mulheres, Janis e Ana, se encontram em um quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente. Janis, de meia-idade, não se arrepende e está exultante. A outra, Ana, adolescente, está assustada, arrependida e traumatizada. Janis tenta encorajá-la enquanto eles se movem como sonâmbulos pelos corredores do hospital. As poucas palavras que trocam nestas horas criarão um vínculo muito estreito entre as duas, que o acaso se compromete a desenvolver e complicar de forma tão decisiva que mudará a vida de ambas.

Em 2019, Almodóvar recebeu o Leão de Ouro honorário na 76ª edição do festival. Antes disso, em 1988, exibiu Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos na Competição Oficial e levou o prêmio de melhor roteiro. No ano passado, marcou presença em Veneza com o curta-metragem The Human Voice, protagonizado por Tilda Swinton, seu primeiro trabalho filmado em inglês.

Foto: Divulgação/El Deseo.

Comentários