Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo

por: Cinevitor

maisfortequeomundoposterDiretor: Afonso Poyart

Elenco: José Loreto, Cleo Pires, Milhem Cortaz, Jackson Antunes, Claudia Ohana, Rômulo Neto, Paloma Bernardi, Thaila Ayala, Rafinha Bastos, Felipe Titto, Paulo Zulu.

Ano: 2016

Sinopse: Baseado na história do expoente do MMA brasileiro José Aldo, o filme mostrará a vida de superação do lutador. Aldo vem de uma família grande e pobre de uma periferia de Manaus. Lutou para construir uma carreira de sucesso e passou por escolhas muito difíceis. Quando tem a oportunidade de lutar nos principais ringues da modalidade, José Aldo revela ser bem maior do que todos imaginavam.

Crítica do CINEVITOR: A magia do cinema é mesmo encantadora. Um bom filme consegue te carregar para a história em questões de segundos e logo você se sente parte daquela narrativa: seja por uma identificação com algum personagem ou por uma cena emocionante que te remete a algo pessoal. Em Mais Forte que o Mundo, muitos sentimentos se misturam ao longo dos 107 minutos de duração. De início, o ritmo ágil, bem característico do diretor Afonso Poyart, de 2 Coelhos, toma conta do espectador. A primeira parte da história, que mostra José Aldo em Manaus, é mais sentimental e se destaca com sequências muito bem dirigidas, que parecem cenas de um videoclipe. A edição frenética e a trilha sonora marcante surgem nesses instantes, mas seguem a narrativa até o final. A direção de Poyart merece elogios. A opção por utilizar mais de duas câmeras em algumas cenas contribui para o ritmo e para a edição do longa. Porém, toda essa empolgação perde um pouco de fôlego lá pela metade da história. A sensação de ficar sem ar na poltrona, presente nos primeiros minutos, reaparece nas cenas de luta, muito bem filmadas. Mas, a grande estrela do filme é José Loreto. Não só pelo fato de ser o protagonista. Sua intensa entrega ao personagem resulta em uma atuação arrebatadora. O desempenho dos coadjuvantes também impressiona. Jackson Antunes e Claudia Ohana, que vivem os pais de Aldo na ficção, transmitem verdade a cada diálogo e movimento. Mais Forte que o Mundo tem como pano de fundo o esporte, mas atrai até quem não se interessa pelo assunto. É moderno, dinâmico, emocionante e muito bem realizado. Sinais de que o cinema brasileiro está tomando rumos diferentes, mostrando que é capaz de realizar trabalhos artisticamente louváveis, fugindo da mesmice de nossas bilheterias. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários