Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, divulga pôster oficial; filme será exibido no 51º Festival de Gramado

por: Cinevitor
Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios em cena

Dirigido pelo cineasta cearense Petrus Cariry, Mais Pesado é o Céu, longa-metragem inédito, é uma das seis ficções selecionadas para a competição da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 11 e 19 de agosto.

Rodada no sertão nordestino, a trama acompanha o encontro de Antônio, vivido por Matheus Nachtergaele, e Teresa, interpretada por Ana Luiza Rios, que, por motivos diferentes, pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará.

Mais Pesado é o Céu é o sétimo longa-metragem de Cariry, que recentemente recebeu uma indicação de melhor documentário no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro por A Jangada de Welles, codirigido por Firmino Holanda. Além de Nachtergaele e Rios, o elenco ainda traz nomes como Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira.

A produção é de Bárbara Cariry, por meio da Iluminura Filmes, e a distribuição será pela Sereia Filmes. As filmagens aconteceram em 2021 nos municípios cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara, tendo como um dos cenários o Açude Castanhão e sua história de submersão. Clique aqui para assistir uma cena do filme divulgada recentemente.

O projeto é reflexo de um desejo antigo do cineasta, que já participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais com seus filmes anteriores: “Eu sempre tive vontade de fazer um road movie para explorar essa possibilidade do ‘não-lugar’ do asfalto e dos espaços desertos preenchidos pelo drama humano. Penso a estrada no sentido do movimento e da mudança, do inesperado, das pessoas com seus sonhos e suas materialidades, suas grandezas e suas misérias, suas utopias e distopias. Como estávamos vivendo um período conturbado no Brasil, achei que o encontro de um casal de ‘desempregados’ na estrada, voltando para visitar uma cidade submersa, poderia me dar o espaço do drama e o tema adequados para eu falar desse momento, onde preconceitos, misoginias, ódios e brutalidades se anunciaram de forma insuportável”, afirma o cineasta.

Confira o pôster do filme divulgado com exclusividade pelo CINEVITOR

Foto: Petrus Cariry.

Comentários