Marighella é o grande vencedor do 48º Festival Sesc Melhores Filmes

por: Cinevitor
Maria Marighella representou o filme Marighella, de Wagner Moura.

Foram anunciados nesta quarta-feira, 06/04, no CineSesc, em São Paulo, os vencedores do 48º Festival Sesc Melhores Filmes, que elege as melhores produções nacionais e estrangeiras na opinião da crítica especializada e do público. A cerimônia de premiação, apresentada por Adriana Couto, também foi exibida virtualmente pelo YouTube.

Neste ano, 305 produções estavam elegíveis para votação, sendo 197 estrangeiras e 108 nacionais. Ao total, foram registrados mais de 55 mil votos do público, além da votação de mais de 150 críticos, entre eles, Vitor Búrigo, aqui do CINEVITOR. Dirigido por Wagner Moura e protagonizado por Seu Jorge, Marighella foi o grande vencedor desta edição com oito prêmios, entre eles, melhor filme segundo o público e a crítica.

Antes da cerimônia, os jornalistas e críticos de cinema Thiago Stivaletti e Flavia Guerra aqueceram a premiação comentando sobre os filmes mais votados de 2021. Ao final da entrega dos prêmios, o público presente no CineSesc conferiu o filme Medusa, de Anita Rocha da Silveira, exibido na Semana da Crítica, em Cannes. Já o público de casa foi contemplado com A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga, na plataforma Sesc Digital em uma sessão única e exclusiva.

O 48º Festival Sesc Melhores Filmes segue até dia 27/04 em formato híbrido oferecendo a oportunidade de ver e rever os vencedores do ano na tela do CineSesc, em uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2021, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A edição deste ano também exibirá gratuitamente ao público de todo o país uma seleção de filmes na plataforma Sesc Digital.

Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2021. Em 48 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legendagem open captions, para assegurar a amplitude da ação do Sesc São Paulo na atenção aos diversos públicos.

Conheça os vencedores do 48º Festival Sesc Melhores Filmes:

FILMES BRASILEIROS | PÚBLICO

Melhor Filme: Marighella, de Wagner Moura
Melhor Documentário: Chorão: Marginal Alado, de Felipe Novaes
Melhor Ator: Seu Jorge, por Marighella
Melhor Atriz: Fernanda Montenegro, por Piedade
Melhor Direção: Wagner Moura, por Marighella
Melhor Roteiro: Marighella, escrito por Wagner Moura e Felipe Braga
Melhor Fotografia: Marighella, por Adrian Teijido

FILMES BRASILEIROS | CRÍTICA

Melhor Filme: Marighella, de Wagner Moura
Melhor Documentário: A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
Melhor Ator: Seu Jorge, por Marighella
Melhor Atriz: Thiessa Woinbackk, por Valentina
Melhor Direção: Wagner Moura, por Marighella
Melhor Roteiro: Deserto Particular, escrito por Aly Muritiba e Henrique dos Santos
Melhor Fotografia: Deserto Particular, por Luis Armando Arteaga

FILMES ESTRANGEIROS | PÚBLICO

Melhor Filme: Não Olhe para Cima, de Adam McKay
Melhor Ator: Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
Melhor Atriz: Frances McDormand, por Nomadland
Melhor Direção: Jane Campion, por Ataque dos Cães

FILMES ESTRANGEIROS | CRÍTICA

Melhor Filme: Ataque dos Cães, de Jane Campion
Melhor Ator: Anthony Hopkins, por Meu Pai
Melhor Atriz: Frances McDormand, por Nomadland
Melhor Direção: Jane Campion, por Ataque dos Cães

Foto: Marcos Finotti.

Comentários