Foram anunciados nesta quarta-feira, 05/04, no CineSesc, em São Paulo, os vencedores do 49º Festival Sesc Melhores Filmes, que elege as melhores produções nacionais e estrangeiras na opinião da crítica especializada e do público. A cerimônia de premiação foi apresentada pelo ator Christian Malheiros.
Neste ano, os filmes e os profissionais de destaque do cinema nacional e internacional foram escolhidos através de 115 mil votos do público, que votou através do site do festival. O júri especializado contou com 133 críticos e críticas de diversas regiões do país. Ao final da entrega dos prêmios, o público presente no CineSesc conferiu o filme Tinnitus, de Gregorio Graziosi.
Dirigido por Gabriel Martins, Marte Um foi consagrado com dez prêmios, entre eles, o de melhor filme pelo público e crítica. Seu Jorge, que no ano passado recebeu o troféu de melhor ator por Marighella, foi premiado novamente na mesma categoria; desta vez por Medida Provisória, de Lázaro Ramos.
O 49º Festival Sesc Melhores Filmes segue até 26 de abril oferecendo a oportunidade de ver e rever os vencedores do ano na tela do CineSesc em uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaques em 2022, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A edição deste ano também exibe gratuitamente ao público de todo o país uma seleção de filmes na plataforma Sesc Digital.
Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2021. Em 48 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legendagem open captions, para assegurar a amplitude da ação do Sesc São Paulo na atenção aos diversos públicos.
Conheça os vencedores do 49º Festival Sesc Melhores Filmes:
FILMES BRASILEIROS | PÚBLICO
Melhor Filme: Marte Um, de Gabriel Martins
Melhor Documentário: Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira
Melhor Ator: Seu Jorge, por Medida Provisória
Melhor Atriz: Taís Araujo, por Medida Provisória
Melhor Direção: Gabriel Martins, por Marte Um
Melhor Roteiro: Marte Um, escrito por Gabriel Martins
Melhor Fotografia: Marte Um, por Leonardo Feliciano
FILMES BRASILEIROS | CRÍTICA
Melhor Filme: Marte Um, de Gabriel Martins
Melhor Documentário: Segredos do Putumayo, de Aurélio Michiles
Melhor Ator: Carlos Francisco, por Marte Um
Melhor Atriz: Rejane Faria, por Marte Um
Melhor Direção: Gabriel Martins, por Marte Um
Melhor Roteiro: Marte Um, escrito por Gabriel Martins
Melhor Fotografia: Marte Um, por Leonardo Feliciano
FILMES ESTRANGEIROS | PÚBLICO
Melhor Filme: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
Melhor Ator: Paul Mescal, por Aftersun
Melhor Atriz: Viola Davis, por A Mulher Rei
Melhor Direção: Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
FILMES ESTRANGEIROS | CRÍTICA
Melhor Filme: Aftersun, de Charlotte Wells
Melhor Ator: Paul Mescal, por Aftersun
Melhor Atriz: Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Direção: Charlotte Wells, por Aftersun
Foto: Alf Ribeiro.