Foram divulgados nesta quarta-feira, 21/06, os finalistas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023. A cerimônia, realizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, considerada a maior premiação do setor audiovisual nacional, acontecerá no dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Nesta 22ª edição, Medida Provisória, de Lázaro Ramos, lidera a lista com 15 indicações, entre elas, melhor longa de ficção. Na sequência, aparece Marte Um, de Gabriel Martins, com 13 indicações. A cerimônia contará com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia.
A lista de finalistas de 2023 reúne mais de 200 profissionais indicados em 34 longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção). O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta para toda a classe.
Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, disse: “É uma alegria imensa chegar à 23ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que, não por acaso, chama-se, com toda a pertinência, reverência e reconhecimento, Prêmio Grande Otelo. Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural. O Brasil é plural. Viva nosso encontro! Viva nossos filmes! Viva a nossa insistência!”.
Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. Uma das novidades é que a partir deste ano, os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos países: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema.
Outra novidade é que as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes de TV aberta, TV Paga e OTT; e a categoria de melhor longa-metragem de comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, entre 29 de junho e 10 de julho, com votação entre os sócios da Academia. No dia 23 de julho, começa a votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário. Em 2023, foram inscritos mais de 2 mil profissionais nas diferentes categorias, 85 longas de ficção, 35 longas documentários, 6 longas infantis, 5 longas de animação, 29 séries de ficção, 31 séries documentais, 4 séries de animação, 18 curtas-metragens animação, 23 curtas documentários, 20 curtas ficção, 12 filmes ibero-americanos, 40 filmes internacionais.
Além disso, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 contará também com uma homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes. Como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.
Conheça os indicados ao 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
MELHOR LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky
Eduardo e Mônica, de René Sampaio
Marte Um, de Gabriel Martins
Medida Provisória, de Lázaro Ramos
Paloma, de Marcelo Gomes
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
A Jangada de Welles, de Petrus Cariry e Firmino Holanda
Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos
Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira
Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie
O Presidente Improvável, de Belisario Franca
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
*concorre exclusivamente na categoria Voto Popular
Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes
Jesus Kid, de Aly Muritiba
O Clube dos Anjos, de Angelo Defanti
Papai é Pop, de Caito Ortiz
Vale Night, de Luís Pinheiro
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida
Alice no Mundo da Internet, de Fabrício Bittar
DPA 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo, de Mauro Ribeiro de Lima
Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry
Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman
MELHOR LONGA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Além da Lenda: O Filme, de Marília Mafé e Marcos França
Meu Amigãozão: O Filme, de Andrés Lieban
Meu Tio José, de Ducca Rios
Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Tromba Trem: O Filme, de Zé Brandão
MELHOR DIREÇÃO
Gabriel Martins, por Marte Um
Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro
Marcelo Gomes, por Paloma
René Sampaio, por Eduardo e Mônica
Rosane Svartman, por Pluft, o Fantasminha
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Angelo Defanti, por O Clube dos Anjos
Bruno Torres, por A Espera de Liz
Caio Blat, por O Debate
Carolina Markowicz, por Carvão
Lázaro Ramos, por Medida Provisória
MELHOR ATRIZ
Alice Braga, por Eduardo e Mônica
Andréa Beltrão, por Ela e Eu
Dira Paes, por Pureza
Kika Sena, por Paloma
Marcélia Cartaxo, por A Mãe
MELHOR ATOR
Alfred Enoch, por Medida Provisória
Antonio Pitanga, por Casa de Antiguidades
Carlos Francisco, por Marte Um
Cauã Reymond, por A Viagem de Pedro
Gabriel Leone, por Eduardo e Mônica
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Adriana Esteves, por Medida Provisória
Camila Márdila, por Carvão
Camilla Damião, por Marte Um
Drica Moraes, por As Verdades
Helena Ignez, por A Mãe
MELHOR ATOR COADJUVANTE
André Abujamra, por O Clube dos Anjos
Augusto Madeira, por O Clube dos Anjos
Cícero Lucas, por Marte Um
Emicida, por Medida Provisória
Flávio Bauraqui, por Medida Provisória
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
A Viagem de Pedro, por Pedro J. Marquez
Carvão, por Pepe Mendes
Eduardo e Mônica, por Gustavo Hadba
Marte Um, por Leonardo Feliciano
Medida Provisória, por Adrian Teijido
Pureza, por Felipe Reinheimer
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Espera de Liz, escrito por Bruno Torres e Simone Iliescu
A Viagem de Pedro, escrito por Laís Bodanzky
Carvão, escrito por Carolina Markowicz
Marte Um, escrito por Gabriel Martins
Paloma, escrito por Marcelo Gomes, Armando Praça e Gustavo Campos
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Eduardo e Mônica, escrito por Matheus Souza, Claudia Souto, Jessica Candal e Michele Frantz; inspirado na música Eduardo e Mônica, de Renato Russo
Jesus Kid, escrito por Aly Muritiba; adaptado da obra Jesus Kid, de Lourenço Mutarelli
Medida Provisória, escrito por Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Elisio Lopes Jr. e Aldri Anunciação; adaptado da obra Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação
O Clube dos Anjos, escrito por Angelo Defanti; adaptado da obra homônima de Luis Fernando Veríssimo
O Debate, escrito por Jorge Furtado e Guel Arraes; adaptado do livro O Debate, de Jorge Furtado e Guel Arraes
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Viagem de Pedro, por Adrian Cooper
Eduardo e Mônica, por Tiago Marques
Marte Um, por Rimenna Procópio
Medida Provisória, por Tiago Marques
O Clube dos Anjos, por Fernanda Carlucci
Paloma, por Marcos Pedroso
MELHOR FIGURINO
A Viagem de Pedro, por Marjorie Gueller, Joana Porto e Patricia Dória
Eduardo e Mônica, por Valeria Stefani
Marte Um, por Marina Sandim
Medida Provisória, por Alex Brollo
Paloma, por Gabi Campos
MELHOR MAQUIAGEM
A Viagem de Pedro, por Tayce Vale e Blue
Eduardo e Mônica, por Auri Mota
Medida Provisória, por Adriano Marques
O Clube dos Anjos, por Amanda Mirage
Paloma, por Donna Meirelles
Pluft, o Fantasminha, por Mari Fugueiredo e Cacá Zech
MELHOR EFEITO VISUAL
A Espera de Liz, por Marcelo Siqueira
A Viagem de Pedro, por Eduardo Schaal, Guilherme Ramalho e Hugo Gurgel
Jesus Kid, por Leonardo Sindlinger, Michel Takahashi e Karlos Shirmer
Marte Um, por Gabriel Martins
Medida Provisória, por Paulo Barcellos
Pluft, o Fantasminha, por Sandro Di Segni
MELHOR MONTAGEM
A Viagem de Pedro, por Eduardo Gripa
Eduardo e Mônica, por Lucas Gonzaga
Marte Um, por Thiago Ricarte e Gabriel Martins
Medida Provisória, por Diana Vasconcellos
O Clube dos Anjos, por Livia Arbex
Pureza, por Marcelo Moraes
MELHOR SOM
A Espera de Liz, por Bruno Armelin e Bernardo Adeodato
Alemão 2, por Gabriela Bervian, Ricardo Cutz e Matheus Miguens
Marte Um, por Marcos Lopes e Tiago Bello
Medida Provisória, por Marcel Costa, Waldir Xavier e Bernardo Adeodato
Pluft, o Fantasminha, por Álvaro Correia, Waldir Xavier, Armando Torres Jr. e Caio Guerin
MELHOR TRILHA SONORA
Eduardo e Mônica, por Pedro Guedes, Fabiano Krieger e Lucas Marcier
Marte Um, por Daniel Simitan
Medida Provisória, por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Sousa
O Clube dos Anjos, por André Abujamra
Paloma, por Nelson Soares e Marcos Moreira
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
1976, de Manuela Martelli (Chile/Argentina)
Argentina, 1985, de Santiago Mitre (Argentina)
As Bestas, de Rodrigo Sorogoyen (Espanha)
La Jauría, de Andrés Ramírez Pulido (Colômbia)
Restos do Vento, de Tiago Guedes (Portugal)
MELHOR FILME INTERNACIONAL
1982, de Oualid Mouaness (Líbano)
A Mulher Rei, de Gina Prince-Bythewood (EUA)
Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron (EUA)
Boa Sorte, Leo Grande, de Sophie Hyde (Reino Unido)
Elvis, de Baz Luhrmann (EUA)
Pantera Negra: Wakanda para Sempre, de Ryan Coogler (EUA)
Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski (EUA)
MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno
Em Busca da Terra-Música Prometida, de Gabriel Bitar
Meu Nome é Maalum, de Luisa Copetti
Nonna, de Maria Augusta V. Nunes
O Senhor do Trem, de Aída Queiroz e Cesar Coelho
MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanit, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira
Carta para Glauber, de Gregory Baltz
Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo
Território Pequi, de Takumã Kuikuro
Trópico de Capricórnio, de Juliana Antunes
MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro
Big Bang, de Carlos Segundo
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
Infantaria, de Laís Santos Araújo
Sobre Amizade e Bicicletas, de Júlia Vital
Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão
MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV PAGA/OTT
Cordélicos (1ª Temporada) (Canal TV O Povo)
O Show da Luna (7ª Temporada) (Discovery Kids)
Passagens da Independência (1ª Temporada) (Canal Futura e Globoplay)
Vamos Brincar com a Turma da Mônica (1ª Temporada) (Giga Gloob)
MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV PAGA/OTT
Em Casa com os Gil (1ª Temporada) (Amazon Prime Video)
Lei da Selva: A História do Jogo do Bicho (1ª Temporada) (Canal Brasil)
O Caso Celso Daniel (1ª Temporada) (Globoplay)
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez (1ª Temporada) (HBO Max)
PCC: Poder Secreto (1ª Temporada) (HBO Max)
MELHOR SÉRIE FICÇÃO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV PAGA/OTT
Bom Dia, Verônica (2ª Temporada) (Netflix)
Manhãs de Setembro (2ª Temporada) (Amazon Prime Video)
Rota 66: A Polícia que Mata (1ª Temporada) (Globoplay)
Sob Pressão (5ª Temporada) (Globoplay)
Turma da Mônica: A Série (1ª Temporada) (Globoplay)
Foto: Divulgação/Elo Company.