Diretor: Xavier Dolan
Elenco: Anne Dorval, Antoine-Olivier Pilon, Suzanne Clément, Patrick Huard, Alexandre Goyette, Michèle Lituac, Isabelle Nélisse, Pierre-Yves Cardinal, Viviane Pascal, Natalie Hamel-Roy.
Ano: 2014
Sinopse: Diane é mãe solteira e enfrenta problemas ao lidar com o filho Steve, um garoto violento e problemático. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação complicada, eis que uma vizinha chamada Kyla aparece e oferece ajuda. Juntos, os três encontram um novo equilíbrio e a esperança reaparece.
Comentários do CINEVITOR: Xavier Dolan tem apenas 25 anos e já conta com excelentes filmes no currículo, tanto como ator quanto como diretor. Atualmente, seu trabalho por trás das câmeras tem chamado mais atenção do que suas atuações, sem desmerecer seu talento quando está em cena. Em Mommy, seu mais novo trabalho, Xavier nos presenteia com um filme impactante. Ao abordar conflitos familiares e mostrar personagens com personalidades fortes, o diretor consegue detalhar situações cotidianas delicadas de uma maneira em que os mais variados sentimentos se misturam e formam uma trama interessante. Mesmo sendo uma história densa, o que causa uma certa tensão, Mommy também tem seus momentos leves. Os problemas encenados no filme comovem o espectador, que vai rir de algumas situações e logo em seguida vai se emocionar, deixando escorrer algumas lágrimas. Essas emoções são causadas por diversos motivos e só filmes muito bons conseguem entreter o espectador ao ponto de fazê-lo reagir de diversas maneiras ao longo da projeção. O elenco contribui muito para o ótimo desempenho do longa. Anne Dorval interpreta uma mãe descontrolada em uma atuação arrebatadora. Antoine-Olivier Pilon, que faz o papel do jovem problemático Steve, surge na telona com força total, assim como Suzanne Clément, que interpreta uma vizinha bondosa. A trilha sonora também tem seu destaque no filme, com Lana Del Rey, Oasis, Beck, Ellie Goulding, entre outros artistas, de diferentes gêneros. Algumas músicas aparecem em longas (e ótimas) sequências, como se fossem videoclipes. Mommy é uma obra prima, dirigida por um jovem cineasta, que vai te fazer rir, chorar e se emocionar com relações verdadeiras, que mexem com os sentimentos das pessoas. Xavier Dolan merece ser aplaudido de pé por realizar um filme surpreendente onde a vida real vira uma ficção coerente, sem deixar de ser verossímil. Muitas vezes a arte imita a vida. Ou seria ao contrário? (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: