Morre, aos 74 anos, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

por: Cinevitor

morrerubensewaldRubens no Festival do Gramado, em agosto do ano passado.

Morreu, na tarde desta quarta-feira, 19/06, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. Ele estava internado desde o final de maio em estado grave no Hospital Samaritano, em São Paulo, depois de ter desmaiado e sofrido uma queda em uma escada rolante de um shopping.

Ao longo de sua carreira, trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, como Rede Globo, SBT, Grupo Record, RedeTV!, TV Cultura, Revista Veja, Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, Folha de S.Paulo, HBO, Telecine, TNT e jornal A Tribuna, onde começou.

Rubens ficou muito conhecido por seus comentários durante as cerimônias do Oscar, trabalho este que começou em 1985, na TV Globo. Depois, migrou para o canal TNT, no qual comentou a premiação mais famosa do cinema até 2018. Sua cobertura durante a temporada de premiações marcou milhares de telespectadores, leitores e fãs de seu trabalho por conta de seu profundo conhecimento sobre a sétima arte.

Considerado uma das maiores referências no meio, Rubens era fã declarado da atriz Debbie Reynolds e catalogava mais de 37 mil filmes assistidos, entre longas e curtas, ao longo da vida. Desde criança, tinha o costume de escrever em um caderno os filmes que via, com todas as informações sobre a obra.

Além do cinema, Rubens também teve uma carreira marcante na TV como roteirista de telenovelas. Éramos Seis, Iaiá Garcia, Casa de Pensão e A Árvore dos Sexos foram algumas das obras assinadas por ele. Também trabalhou como ator em diversos filmes, como: Amor Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri; Independência ou Morte, de Carlos Coimbra; As Gatinhas, de Astolfo Araújo; entre outros.

Ao longo dos anos, também trabalhou como diretor teatral e escreveu diversos livros biográficos sobre grandes nomes do cinema. Atualmente, escrevia críticas em seu blog e atuava como curador do Festival de Cinema de Gramado.

*Clique aqui e assista ao programa especial sobre o Festival de Gramado 2015 com entrevista com Rubens Ewald Filho.

Foto: Fabio Winter/Pressphoto.

Comentários