Forushande
Diretor: Asghar Farhadi
Elenco: Taraneh Alidoosti, Shahab Hosseini, Babak Karimi, Mina Sadati, Farid Sajjadi Hosseini, Maral Bani Adam, Ehteram Boroumand, Mojtaba Pirzadeh, Mehdi Koushki, Emad Emami, Sam Valipour, Sahra Asadollahe, Shirin Aghakashi.
Ano: 2016
Sinopse: Obrigados a sair do apartamento onde vivem por causa de obras no prédio vizinho, Emad e Rana se mudam para um novo flat no centro de Teerã. Um incidente ligado ao antigo morador vai mudar drasticamente a vida do jovem casal.
Crítica do CINEVITOR: O cineasta iraniano Asghar Farhadi já está acostumado a receber prêmios e elogios. Em 2011, por exemplo, escreveu, produziu e dirigiu o drama A Separação, que levou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Festivais de Cannes, Berlim, Locarno, Toronto, San Sebastián, Mostra de São Paulo, entre tantos outros, já receberam filmes de Farhadi, que saiu vencedor em quase todos. Em seu mais novo trabalho, também premiado, Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) são obrigados a sair do apartamento onde vivem por causa de obras no prédio vizinho e acabam se mudando para um novo flat no centro de Teerã. Porém, um incidente ligado ao antigo morador muda drasticamente a vida do jovem casal. Conflitos pessoais retratados pela perspectiva do protagonista desenrolam a narrativa que leva o espectador a acompanhar o cotidiano de um homem prestes a tomar decisões complexas sobre os acontecimentos vividos por ele e em volta dele. Aqui, narra-se também uma história sobre violência contra a mulher em uma sociedade machista e as consequências de atos tão repugnantes. Mesmo com diálogos bem construídos, O Apartamento não chega a ser o melhor filme de Farhadi, mas tampouco passa desapercebido. (Vitor Búrigo)
*Crítica publicada na edição 88 (janeiro/2017) da Revista Preview.
*Filme assistido na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Nota do CINEVITOR: