The Grand Budapest Hotel
Diretor: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, Jude Law, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Jason Schwartzman, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Tom Wilkinson, Owen Wilson, Larry Pine, Giselda Volodi, Florian Lukas, Karl Markovics, Volker Michalowski, Neal Huff, Bob Balaban, Fisher Stevens, Wallace Wolodarsky, Waris Ahluwalia, Francesco Zippel, Marie Goyette, Milton Welsh, Michaela Caspar, Heike Hanold-Lynch, Carl Sprague, Matthias Matschke, Lucas Hedges, Gabriel Rush, Marko Dyrlich, Ed Munro, Wendy Kay.
Ano: 2014
Sinopse: O famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se grandes amigos. Juntos, passam por diversas aventuras, entre elas: o roubo de um famoso quadro, a batalha pela fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
Crítica do CINEVITOR: Wes Anderson faz cinema do jeito que ele quer e faz bem. Prova disso é seu mais novo filme, o divertido O Grande Hotel Budapeste. Com um elenco repleto de estrelas e um roteiro ágil, o longa é um espetáculo para os olhos. Sua direção de arte encantadora faz com que o espectador fique atento a cada detalhe que compõe a mise-en-scène. O luxuoso hotel é o centro das atenções e por isso se torna um dos personagens do filme. Vale destacar a brilhante atuação de Ralph Fiennes, que interpreta o gerente do hotel e proporciona momentos divertidos aos espectadores. Quem também se destaca é o jovem Tony Revolori, que faz o papel de mensageiro. Seu olhar cabisbaixo lembra alguns personagens de outros filmes de Wes Anderson, que remetem à melancolia. Mas, ao mesmo tempo que demonstra isso de uma forma suave, também revela um olhar atencioso que capta todas as informações que lhe são repassadas. A trilha sonora de Alexandre Desplat acompanha o filme perfeitamente sem desafinar e o roteiro segue nesse mesmo ritmo, contando uma história envolvente, sem precisar enrolar para finalizar a trama. O Grande Hotel Budapeste é aquele tipo de filme que você fica feliz em assistir, seja por sua estética fascinante ou pelo elenco envolvente. Sem esquecer, claro, do talento inquestionável do diretor. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: