Olhar de Cinema 2021: conheça os filmes da mostra Novos Olhares

por: Cinevitor
Cena do longa Esqui, de Manque La Banca: coprodução entre Argentina e Brasil.

A décima edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontecerá entre os dias 6 e 14 de outubro, em formato on-line, acaba de anunciar novos títulos em sua programação.

Os longas-metragens da mostra Novos Olhares trazem maior radicalidade em suas propostas estéticas. Este ano, compõem a mostra seis filmes, sendo três deles produções brasileiras. Um dos destaques é o iraniano Crime Culposo, de Shahram Mokri, que mostra quatro homens que decidem incendiar um teatro e recriar, quarenta anos depois, os atentados a cinemas que mataram centenas de pessoas e foram realizados para derrubar o regime do Xá no Irã; o longa foi exibido na mostra Horizontes do Festival de Veneza do ano passado.

A programação conta também com: a coprodução argentina e brasileira Esqui, de Manque La Banca, exibida no FIDMarseille, IndieLisboa e vencedora do Prêmio Fipresci da mostra Forum do Festival de Berlim, que mostra o universo oculto das relações de trabalho que se geram durante a alta temporada de esqui na Patagônia argentina; e o americano Rock Bottom Riser, de Fern Silva, que traz imagens de vulcões havaianos jorrando lava e fez parte da seleção de Roterdã e Berlim, no qual recebeu Menção Especial. Também exibido na Berlinale, Tzarevna Descamada, da diretora russa Uldus Bakhtiozina, traz um caleidoscópio de contos de fadas e mitos russos; um passeio visual pela cultura russa e seu passado histórico.

E mais: uma coprodução entre Brasil e Alemanha, Virar Mar, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, que transita entre as terras desérticas do sertão brasileiro e as paisagens de Dithmarschen, no norte da Alemanha, uma região sujeita a inundações, construindo uma reflexão sobre alterações climáticas e a observação do cotidiano; e o brasileiro A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, que teve sua estreia mundial no IndieLisboa deste ano; o longa mostra três jovens de origens distintas, unidos por um assassinato em uma São Paulo hostil e fragmentada.

Conheça os longas selecionados para a mostra Novos Olhares do 10º Olhar de Cinema:

A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim e Renato Coelho (Brasil)
Crime Culposo (Jenayat-e bi deghat), de Shahram Mokri (Irã)
Esqui (Esquí), de Manque La Banca (Argentina/Brasil)
Rock Bottom Riser, de Fern Silva (EUA)
Tzarevna Descamada (Doch Rybaka), de Uldus Bakhtiozina (Rússia)
Virar Mar, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho (Alemanha/Brasil)

O Olhar de Cinema busca destacar e celebrar o cinema independente produzido no mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do microuniverso cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

Ao todo, a programação terá sete mostras: Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais, Foco e Mirada Paranaense.

Foto: Manque La Banca.

Comentários