Depois de passar por diversos festivais, Os Primeiros Soldados, dirigido por Rodrigo de Oliveira, foi exibido na mostra Olhares Brasil da 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
Protagonizado por Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo, a obra se passa em Vitória, Espírito Santo, no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao temido e desconhecido vírus. Realizado pela Pique-Bandeira Filmes, o elenco conta também com Clara Choveaux, Alex Bonini e Higor Campagnaro.
Rodado poucos meses antes do início da pandemia de Covid-19, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 1980, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado “vírus gay”. O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. O longa expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças; sendo eles os maiores ameaçados.
Exibido no International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha, e no International Film Festival of India, o filme recebeu o Prêmio Carlos Reichenbach de melhor longa-metragem da mostra Olhos Livres na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e também recebeu o Prêmio Especial do Júri para Renata Carvalho no Festival do Rio.
Para falar mais sobre Os Primeiros Soldados, conversamos com o diretor Rodrigo de Oliveira, que marcou presença no Olhar de Cinema.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR está em Curitiba e você acompanha a cobertura do 11º Olhar de Cinema por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Marcelo Deguchi.