Rami Malek e Renée Zellweger na premiação deste ano.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira, 28/04, novas regras no regulamente sobre a 93ª edição do Oscar, que acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2021. Entre elas, a que mais chama atenção é de que filmes lançados nas plataformas digitais estarão elegíveis para a premiação do ano que vem. Fato inédito na história do prêmio mais famoso de Hollywood.
A regra sempre foi clara: para ser qualificado pela Academia para disputar o Oscar, o filme precisava ser exibido em um cinema do condado de Los Angeles por, pelo menos, sete dias consecutivos. Porém, por conta da pandemia de Covid-19, as salas foram fechadas na região em março. Sendo assim, a Academia aprovou essa regra, apenas para a 93ª edição, de que produções lançadas diretamente em plataformas digitais, visto que não conseguiram realizar o lançamento comercial por causa da situação atual, poderão concorrer à premiação, inclusive na categoria de melhor filme.
O regulamento diz que o filme deve ser disponibilizado em um site de streaming seguro somente para membros da Academia em um prazo de 60 dias após a transmissão do filme ou o lançamento em VOD. Além disso, a produção deve atender a todos os outros requisitos de elegibilidade.
Outro ponto é que em uma data a ser determinada pela Academia, e quando os cinemas reabrirem de acordo com as diretrizes e critérios federais, estaduais e locais especificados, essa isenção de regras não será mais aplicada. Espera-se que todos os filmes lançados posteriormente cumpram os requisitos padrão de qualificação da Academia.
“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia historicamente trágica do COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca”, disseram o presidente da Academia, David Rubin, e a CEO, Dawn Hudson.
Regina King e Brad Pitt nos bastidores da premiação no Dolby Theatre.
Para que os filmes atendam mais facilmente aos requisitos de exibição quando os cinemas reabrirem, a Academia também expandirá o número de cinemas qualificados, além do condado de Los Angeles, para incluir locais em outras áreas metropolitanas dos Estados Unidos.
Além dessa nova regra temporária, a Academia anunciou mudanças nas categorias de melhor edição de som, mixagem de som, trilha sonora original e filme internacional:
a) As duas categorias de som, mixagem e edição, foram combinadas em um prêmio só para enfatizar o esforço da equipe. O número de estatuetas permanece o mesmo; podem ser concedidas até seis estatuetas. Os destinatários elegíveis podem incluir um mixer de som de produção, dois editores de som de supervisão e três mixers de gravação.
b) Na categoria trilha sonora original, para que uma partitura seja elegível, ela deve incluir no mínimo 60% da música original. Além disso, sequências e filmes de franquias devem ter no mínimo 80% de músicas novas.
c) Em uma mudança processual na categoria de melhor filme internacional, todos os membros elegíveis da Academia serão agora convidados a participar da rodada preliminar de votação. Pela primeira vez, as submissões de filmes serão disponibilizadas através da plataforma de streaming da Academia para os membros que optarem participar. Esses membros do comitê de votação preliminar de longas-metragens internacionais devem atender a um requisito mínimo de visualização para serem elegíveis para votar na categoria.
Entre outras mudanças no regulamento, vale destacar também que a partir do próximo ano a distribuição de DVD com os filmes, para avaliação dos membros da Academia, será proibida. Os chamados screeners não serão mais permitidos e devem ser substituídos por links em uma plataforma segura. A distribuição de CDs de música física, roteiros e correspondências impressas, entre outros, também será descontinuada no próximo ano.
Devido ao cenário instável em torno da pandemia global causada pelo novo coronavírus, todos os assuntos relacionados às regras e elegibilidade para a 93ª edição do Oscar estão sujeitos a alterações com base em diretrizes nacionais, ordens governamentais estabelecidas pelo governo e melhores práticas determinadas pela Academia. Podem ser necessários ajustes adicionais às regras, requisitos de elegibilidade e agendamento.
Fotos: Richard Harbaugh/Getty Images.