Foram divulgados na manhã desta terça-feira, 08/02, os indicados ao Oscar 2022. O anúncio, transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, foi apresentado pelo ator Leslie Jordan e pela atriz e produtora Tracee Ellis Ross.
Dirigido por Jane Campion, Ataque dos Cães lidera a lista com doze indicações, entre elas, a de melhor filme e melhor direção. Na sequência, Duna, de Denis Villeneuve, aparece com dez indicações. Amor, Sublime Amor e Belfast também se destacaram com sete indicações cada.
Neste ano, 276 longas-metragens estavam elegíveis para o prêmio, entre eles, o brasileiro 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, com destaque para Rodrigo Santoro e Christian Malheiros nas categorias de atuação, e o drama Silencio, de Diego Estteve.
Entre os indicados, vale destacar a presença do cineasta brasileiro Pedro Kos, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Los Angeles, na categoria de melhor curta-metragem documental com Onde Eu Moro, no qual divide a direção com Jon Shenk. O filme, uma produção americana e disponível na Netflix, mostra histórias comoventes de moradores de rua dos Estados Unidos, que compõem um retrato cinematográfico sobre uma imensa e urgente crise humanitária.
Além disso, o cinema brasileiro também estava na disputa por uma estatueta dourada na categoria de melhor curta-metragem de ficção com Seiva Bruta, de Gustavo Milan, mas, infelizmente não ficou entre os finalistas. Vale lembrar que o Brasil já teve um curta-metragem de ficção indicado pela Academia: Uma História de Futebol, de Paulo Machline, que disputou a estatueta dourada em 2001. E mais: o brasileiro Carlos Saldanha foi indicado na categoria de melhor curta de animação, em 2004, com A Aventura Perdida de Scrat.
O longa brasileiro Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, animação dirigida por Cesar Cabral, também estava entre os pré-selecionados, mas infelizmente ficou de fora. No filme, Bob, um personagem de quadrinhos, vive em um deserto pós-apocalíptico na mente de seu criador, o lendário cartunista Angeli. Quando Angeli decide matar Bob, o velho punk deixa este deserto e encara seu criador.
A 94ª edição do Oscar acontecerá no dia 27 de março no Dolby Theatre, em Hollywood. O apresentador da cerimônia, que será dirigida por Glenn Weiss, será revelado em breve.
Confira a lista completa com os indicados ao Oscar 2022:
MELHOR FILME
Amor, Sublime Amor
Ataque dos Cães
Belfast
Drive My Car
Duna
King Richard: Criando Campeãs
Licorice Pizza
Não Olhe para Cima
No Ritmo do Coração
O Beco do Pesadelo
MELHOR DIREÇÃO
Jane Campion, por Ataque dos Cães
Kenneth Branagh, por Belfast
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
Kristen Stewart, por Spencer
Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
Olivia Colman, por A Filha Perdida
Penélope Cruz, por Mães Paralelas
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
Jessie Buckley, por A Filha Perdida
Judi Dench, por Belfast
Kirsten Dunst, por Ataque dos Cães
MELHOR ATOR
Andrew Garfield, por tick, tick… Boom!
Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds, por Belfast
J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Belfast, escrito por Kenneth Branagh
King Richard: Criando Campeãs, escrito por Zach Baylin
Licorice Pizza, escrito por Paul Thomas Anderson
Não Olhe para Cima, escrito por Adam McKay e David Sirota
The Worst Person in the World, escrito por Joachim Trier e Eskil Vogt
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Filha Perdida, escrito por Maggie Gyllenhaal
Ataque dos Cães, escrito por Jane Campion
Drive My Car, escrito por Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe
Duna, escrito por Denis Villeneuve, Eric Roth e Jon Spaihts
No Ritmo do Coração, escrito por Sian Heder
MELHOR FILME INTERNACIONAL
A Felicidade das Pequenas Coisas, de Pawo Choyning Dorji (Butão)
A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino (Itália)
Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Fuga (Flee), de Jonas Poher Rasmussen (Dinamarca)
The Worst Person in the World, de Joachim Trier (Noruega)
MELHOR ANIMAÇÃO
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, de Michael Rianda e Jeff Rowe
Encanto, de Byron Howard e Jared Bush
Fuga, de Jonas Poher Rasmussen
Luca, de Enrico Casarosa
Raya e o Último Dragão, de Carlos López Estrada e Don Hall
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Ascension, de Jessica Kingdon
Attica, de Traci Curry e Stanley Nelson
Fuga, de Jonas Poher Rasmussen
Summer of Soul (…ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada), de Ahmir “Questlove” Thompson
Writing with Fire, de Sushmit Ghosh e Rintu Thomas
MELHOR FOTOGRAFIA
A Tragédia de Macbeth, por Bruno Delbonnel
Amor, Sublime Amor, por Janusz Kaminski
Ataque dos Cães, por Ari Wegner
Duna, por Greig Fraser
O Beco do Pesadelo, por Dan Laustsen
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
A Tragédia de Macbeth, por Stefan Dechant
Amor, Sublime Amor, por Adam Stockhausen e Rena DeAngelo
Ataque dos Cães, por Grant Major
Duna, por Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos
O Beco do Pesadelo, por Tamara Deverell e Shane Vieau
MELHOR FIGURINO
Amor, Sublime Amor, por Paul Tazewell
Cruella, por Jenny Beavan
Cyrano, por Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran
Duna, por Jacqueline West e Robert Morgan
O Beco do Pesadelo, por Luis Sequeira
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
Casa Gucci, por Göran Lundström, Anna Carin Lock e Frederic Aspiras
Cruella, por Nadia Stacey, Naomi Donne e Julia Vernon
Duna, por Donald Mowat, Love Larson e Eva von Bahr
Os Olhos de Tammy Faye, por Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh
Um Príncipe em Nova York 2, por Mike Marino, Stacey Morris e Carla Farmer
MELHOR EDIÇÃO
Ataque dos Cães, por Peter Sciberras
Duna, por Joe Walker
King Richard: Criando Campeãs, por Pamela Martin
Não Olhe para Cima, por Hank Corwin
tick, tick…BOOM!, por Myron Kerstein e Andrew Weisblum
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Ataque dos Cães, por Jonny Greenwood
Duna, por Hans Zimmer
Encanto, por Germaine Franco
Mães Paralelas, por Alberto Iglesias
Não Olhe para Cima, por Nicholas Britell
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Be Alive, por Beyoncé Knowles-Carter e Dixson (King Richard: Criando Campeãs)
Dos Oruguitas, por Sebastián Yatra (Encanto)
Down to Joy, por Van Morrison (Belfast)
No Time to Die, por Billie Eilish e Finneas O’Connell (007 – Sem Tempo para Morrer)
Somehow You Do, por Reba McEntire (Four Good Days)
MELHOR SOM
007 – Sem Tempo para Morrer
Amor, Sublime Amor
Ataque dos Cães
Belfast
Duna
MELHORES EFEITOS VISUAIS
007 – Sem Tempo para Morrer
Duna
Free Guy: Assumindo o Controle
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Ala Kachuu – Take and Run, de Maria Brendle
On My Mind, de Martin Strange-Hansen
Please Hold, de KD Davila
The Dress (Sukienka), de Tadeusz Lysiak
The Long Goodbye, de Aneil Karia
MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Audible, por Matthew Ogens
Onde Eu Moro, de Pedro Kos e Jon Shenk
The Queen of Basketball, de Ben Proudfoot
Três Canções para Benazir, de Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei
When We Were Bullies, de Jay Rosenblatt
MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
A Sabiá Sabiazinha, de Daniel Ojari e Michael Please
Affairs of the Art, de Joanna Quinn
Bestia, de Hugo Covarrubias e Tevo Díaz
Boxballet, de Anton Dyakov
The Windshield Wiper, de Alberto Mielgo e Leo Sanchez
Foto: Divulgação/Diamond Films.