Oscar 2022: Deserto Particular está fora da disputa; Seiva Bruta, curta-metragem brasileiro, é pré-selecionado

por: Cinevitor
A atriz Samantha Castillo no curta brasileiro Seiva Bruta.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira, 21/12, uma lista com os pré-selecionados para o Oscar 2022 em dez categorias, entre elas, melhor filme internacional, antes conhecida como melhor filme estrangeiro.

O Brasil estava representado com Deserto Particular, de Aly Muritiba, premiado na mostra Giornate degli Autori, do Festival de Veneza. Mas, infelizmente, o longa não conseguiu uma vaga entre os 15 semifinalistas. Para esta 94ª edição, 93 países foram classificados, entre eles, Somália, candidato pela primeira vez.

Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme internacional foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os semifinalistas na shortlist.

O mexicano A Noite do Fogo, de Tatiana Huezo, premiado em San Sebastián e que recebeu Menção Especial na mostra Un Certain Regard, em Cannes, segue na disputa. O longa é uma coprodução entre Alemanha, Brasil (com a produtora Desvia), Qatar, Argentina, Suíça e Estados Unidos.

Porém, o cinema brasileiro segue na disputa por uma estatueta dourada na categoria de melhor curta-metragem de ficção com Seiva Bruta (Under the Heavens), de Gustavo Milan. Na trama, Marta, uma jovem venezuelana, está imigrando para o Brasil quando encontra um jovem casal com uma filha. Sua habilidade de amamentar faz com que seus destinos se interliguem para sempre. 

O elenco conta com Samantha Castillo, Luiz Carlos Vasconcelos, Abilio Torres e Brenda Moreno. Com fotografia de Lasse Ulvedal Tolbøll e música de Ariel Marx, o curta foi premiado no HollyShorts Film Festival e ficou entre os dez mais votados pelo público do Curta Kinoforum deste ano.

Os finalistas serão revelados no dia 8 de fevereiro de 2022 e a cerimônia acontecerá no dia 27 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.

Confira a lista com os quinze semifinalistas ao Oscar 2022 de melhor filme internacional:

ALEMANHA: I’m Your Man (Ich bin dein Mensch), de Maria Schrader
ÁUSTRIA: Great Freedom, de Sebastian Meise
BÉLGICA: Playground (Un monde), de Laura Wandel
BUTÃO: Lunana: A Yak in the Classroom, de Pawo Choyning Dorji
DINAMARCA: Fuga (Flee), de Jonas Poher Rasmussen
ESPANHA: El buen patrón, de Fernando León de Aranoa

FINLÂNDIA: Compartment Nº 6, de Juho Kuosmanen
ISLÂNDIA: Lamb, de Valdimar Jóhannsson
IRÃ: Um Herói (Ghahreman), de Asghar Farhadi
ITÁLIA: A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino
JAPÃO: Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi
KOSOVO: Colmeia (Zgjoi), de Blerta Basholli
MÉXICO: A Noite do Fogo (Noche de Fuego), de Tatiana Huezo
NORUEGA: The Worst Person in the World (Verdens verste menneske), de Joachim Trier
PANAMÁ: Plaza Catedral, de Abner Benaim

*Clique aqui e confira as listas completas com os pré-selecionados.

Foto: Marcel Favery.

Comentários