Oscar 2024: seis longas disputam indicação brasileira ao prêmio de melhor filme internacional

por: Cinevitor
Chico Diaz e Gabriel Knoxx no longa acriano Noites Alienígenas

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na manhã desta terça-feira, 05/09, a lista com os seis longas-metragens brasileiros pré-selecionados que seguem na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2024.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados e a eleição foi realizada em dois turnos. No dia 12 de setembro, próxima terça-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na 96ª edição da premiação realizada pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, que acontecerá no dia 10 de março de 2024.

Neste ano, a Comissão de Seleção é presidida por Ilda Santiago e conta com diversos membros; clique aqui e saiba mais. Na última edição do Oscar, o Brasil esteve na disputa com o drama Marte Um, de Gabriel Martins, mas não conseguiu uma vaga na premiação. Vale lembrar que a última vez que o país concorreu na categoria de melhor filme internacional (antes chamada de filme estrangeiro) foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os nove semifinalistas.

Recentemente, durante a cerimônia da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, anunciou que o longa Carvão, de Carolina Markowicz, será o representante brasileiro no Prêmio Goya, conhecido como o Oscar espanhol e realizado pela Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España.

Conheça os seis filmes pré-selecionados:

Estranho Caminho, de Guto Parente
Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho
Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria
Pedágio, de Carolina Markowicz
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Urubus, de Claudio Borrelli

Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.

Comentários