Pequeno Segredo

por: Cinevitor

pequenosegredocartazDiretor: David Schurmann

Elenco: Julia Lemmertz, Marcello Antony, Fionnula Flanagan, Maria Flor, Erroll Shand, Mariana Goulart, Thomas Silvestre, Michael Wade, Ryan James.

Ano: 2016

Sinopse: Baseado em uma história real, o filme conta a emocionante história de uma menina e três mulheres que compartilham um segredo que mudará suas vidas. A pequena Kat sobreviveu à maior das tragédias em sua infância, a perda dos pais. Após sua adoção, inicia um surpreendente caminho de aventuras. Já na adolescência, Kat busca se encaixar à uma vida “normal”. Heloisa, a guardiã do segredo, é uma mãe dedicada que luta para manter a integridade e união de sua família, mas ela sabe que o futuro é imprevisível. A jovem amazonense Jeanne descobre em seu amor por Robert, um estrangeiro, que as possibilidades são infinitas, mas não conta com o destino, que tem seus próprios planos. Barbara, uma senhora que se tornou fria e solitária, é capaz de tudo para conseguir o que quer. Um dia o passado bate em sua porta e ela embarca em uma jornada para redescobrir o amor.

Crítica do CINEVITOR: Antes mesmo de estrear, Pequeno Segredo já vinha fazendo barulho. Tudo isso porque o longa foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga entre os finalistas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar. Alguns torceram o nariz alegando que outras produções combinariam mais com o gosto da Academia. Outros defenderam o filme de David Schurmann por conta da trama emocionante, que narra a história de Kat, filha adotiva de Vilfredo e Heloisa Schurmann e portadora do vírus HIV, que faleceu em 2006, aos 13 anos. Na época, o ocorrido virou notícia mundial, já que a Família Schurmann ficou conhecida por velejar ao redor do mundo. Dez anos depois, David, um dos filhos do casal, já com experiência no cinema (ele dirigiu o documentário O Mundo Em Duas Voltas, em 2007, e o suspense Desaparecidos, em 2011), resolveu levar para as telonas a comovente história de sua irmã, que já tinha sido contada no livro homônimo escrito pela mãe. Em meio a polêmicas, Pequeno Segredo ganhou destaque e virou assunto nas principais rodas de conversas sobre o tema. Longe de ser uma obra-prima do nosso cinema e também uma das piores produções da filmografia brasileira, como foi dito por aí, o filme até se compromete em tocar o espectador, mas tropeça em obstáculos importantes ao desenrolar da trama. A começar pelo roteiro confuso, com diálogos fracos, que nos apresenta três histórias paralelas, em momentos diferentes, mas que possuem ligação. O vai e vem narrativo não sustenta a emoção prometida e a trilha sonora dramática, composta por Antonio Pinto, soa forçada tentando comover o espectador a todo instante. O elenco, repleto de atores talentosos, não é bem aproveitado e a direção de Schurmann deixa a desejar por insistir em um sentimentalismo desnecessário, já que a história por si só já causaria tal comoção. Ainda assim, o longa acerta em outros quesitos, como a direção de arte e belas tomadas de paisagens fascinantes. É fato que a pequena Kat e seus familiares vivenciaram tragédias e que todos esses traumas renderiam filmes emocionantes, mas Pequeno Segredo deixa um vazio ao subir os créditos, com a sensação de que ficou faltando algo (técnico) para impressionar o espectador e arrancar lágrimas, como por exemplo, um roteiro mais estruturado com menos exagero dramático. Se a estatueta dourada de melhor filme estrangeiro finalmente será entregue ao Brasil, não sabemos. Mas a torcida existe, mesmo com fortes concorrentes na disputa. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-3-estrelas

Comentários