Pequeno Segredo, de David Schurmann, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017

por: Cinevitor

pequenosegredooscarMariana Goulart: estreia nas telonas.

O Ministério da Cultura divulgou nesta segunda-feira, 12/09, o filme brasileiro que vai disputar uma vaga entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2017. O escolhido foi Pequeno Segredo, dirigido por David Schurmann, que é baseado na história real de Kat Schurmann e que inspirou o best-seller homônimo de Heloísa Schurmann, e revela a força do amor no destino de duas famílias. Ao adotar Kat, o casal Schurmann convive com a delicada escolha de manter ou não um segredo que vai além da adoção.

A escolha foi realizada por uma comissão nomeada pelo MinC especialmente para esse fim, composta por integrantes de “currículos robustos de diversas partes do Brasil” e que “integram diversas etapas da cadeia produtiva do audiovisual”, segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini. Fizeram parte da comissão: Adriana Scorzelli Rattes, Luiz Alberto Rodrigues, George Torquato Firmeza, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello, Sylvia Regina Bahiense Naves, Carla Camurati e Bruno Barreto.

Também estavam na disputa: A Despedida, de Marcelo Galvão; Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo, de Afonso Poyart; O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum; Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes; Uma Loucura de Mulher, de Marcus Ligocki Jr.; Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner; Vidas Partidas, de Marcos Schechtman; O Começo da Vida, de Estela RennerMenino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisario Franca; Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado; Campo Grande, de Sandra Kogut; A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Até que a Casa Caia, de Mauro Giuntini; e O Roubo da Taça, de Caito Ortiz.

Em dezembro, antes do anúncio final, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood selecionará nove produções estrangeiras. Desse grupo, saem os cinco finalistas. A lista com os indicados ao Oscar 2017 sai no dia 24 de janeiro e a cerimônia está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

O representante brasileiro disputará uma vaga na premiação mais importante do cinema com produções de outros países e até agora, diversos filmes já foram inscritos, entre eles: House of Others, de Russudan Glurjidze (Geórgia); Ma vie de Courgette (My Life as a Courgette), de Claude Barras (Suíça); De Longe Te Observo (Desde allá), de Lorenzo Vigas (Venezuela); Julieta, de Pedro Almodóvar (Espanha); e Toni Erdmann, de Maren Ade (Alemanha).

Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil.

Em Pequeno Segredo, o elenco é formado por: Julia Lemmertz, como Heloísa Schurmann; Marcello Antony, como Vilfredo Schurmann; Maria Flor, como Jeanne; a irlandesa Fionnula Flanagan, como Barbara; o neozelandês Erroll Shand, como Robert; e a estreia de Mariana Goulart, no papel de Kat Schurmann.

A trilha sonora do filme é assinada por Antonio Pinto, responsável pelas trilhas de Amy, Central do Brasil, Colateral, Abril Despedaçado, Cidade de Deus, entre outros; a direção de arte é de Brigitte Broch, vencedora do Oscar por seu trabalho em Moulin Rouge: Amor em Vermelho; a direção de fotografia é de Inti Briones, vencedor do Festival de Veneza por Las Niñas Quispe e também responsável pela fotografia de To Kill a Man, grande prêmio do Júri em Sundance.

A família Schurmann é internacionalmente reconhecida por suas travessias ao redor do mundo a bordo de um veleiro, e em 2007, David lançou o documentário O Mundo em Duas Voltas, que mostra duas grandes viagens com imagens de 30 países, quatro continentes e três oceanos.

Clique aqui e assista ao trailer de Pequeno Segredo.

Foto: Divulgação.

Comentários