Astros e estrelas: a foto que entrou para a história do Oscar.
A cerimônia do Oscar aconteceu no domingo, dia 02/03, direto de Hollywood, com a presença de muitos convidados especiais.
Quem comandou a festa foi a divertida Ellen DeGeneres que brincou o tempo todo com a plateia. Em uma de suas brincadeiras, ofereceu pizza aos convidados e contou com a ajuda do ator Brad Pitt para servir os colegas. Outro momento engraçado foi quando a apresentadora reuniu um seleto grupo de estrelas para tirar uma foto e postar no Twitter. A imagem fez tanto sucesso na rede social que se tornou o tweet mais retuítado da história, com mais de um milhão de compartilhamentos.
O primeiro prêmio da noite foi entregue por Anne Hathaway. A atriz anunciou Jared Leto, do filme Clube de Compras Dallas, como o vencedor da categoria melhor ator coadjuvante. Leto fez um discurso emocionante e agradeceu sua mãe: “Obrigado por me fazer sonhar”.
Jared Leto recebe seu prêmio.
As apresentações musicais empolgaram com as performances de Pharrell, Karen O, U2 e Idina Menzel. Após os shows, os atores Jamie Foxx e Jessica Biel anunciaram os vencedores musicais. Gravidade levou o prêmio de melhor trilha sonora e Let it Go, do filme Frozen: Uma Aventura Congelante, ganhou na categoria de melhor canção original.
Outro destaque da noite foi a homenagem ao filme O Mágico de Oz, apresentada por Whoopi Goldberg. Para comemorar os 75 anos do clássico, a atriz falou de Judy Garland e mostrou os filhos da eterna Dorothy que estavam na plateia, entre eles, Liza Minnelli. Para finalizar, a cantora Pink cantou Over the Rainbow, conhecida música do filme.
O prêmio de melhor atriz coadjuvante era uma incógnita e o mistério só foi revelado quando o ator Christoph Waltz abriu o envelope e anunciou Lupita Nyong’o como vencedora. Super emocionada, ela subiu ao palco e agradeceu ao diretor do filme 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen: “Obrigada por ter me colocado aqui. Foi a maior alegria da minha vida”.
A emoção de Lupita Nyong’o ao receber a estatueta dourada.
Glenn Close apresentou o momento in memoriam da premiação. No vídeo, o brasileiro Eduardo Coutinho, morto em fevereiro deste ano, foi lembrado pela Academia. Ao final da homenagem, a atriz Bette Midler cantou (pela primeira vez no palco do Oscar) a música Wind Beneath My Wings.
Muitas outras presenças ilustres participaram da cerimônia: Penélope Cruz e Robert De Niro apresentaram os melhores roteiros; Ewan McGregor e Viola Davis revelaram o italiano A Grande Beleza como melhor filme estrangeiro; Angelina Jolie e Sidney Poitier entregaram a estatueta de melhor diretor para o mexicano Alfonso Cuarón, de Gravidade; Jennifer Lawrence anunciou Matthew McConaughey como melhor ator pelo filme Clube de Compras Dallas.
Cate Blanchett confirmou seu favoritismo e venceu como melhor atriz pelo filme Blue Jasmine. Em seu discurso, falou da importância das mulheres no cinema: “É um prêmio subjetivo, mas significa muito em um ano de grandes performances femininas. Filmes com mulheres são filmes que o público quer ver e que dão dinheiro”.
Matthew McConaughey, Cate Blanchett, Lupita Nyong’o e Jared Leto: vencedores nas categorias de atuação.
Will Smith ficou encarregado de apresentar o prêmio mais aguardado da noite, o de melhor filme. O drama 12 Anos de Escravidão, que conta a história de um homem negro livre que acaba sendo sequestrado e vendido como escravo, levou a estatueta mais cobiçada do Oscar. Equipe e elenco subiram ao palco, entre eles, Brad Pitt, um dos produtores do longa. O diretor Steve McQueen encerrou a premiação com um belo discurso: “Dedico este prêmio a todos que sofreram com a escravidão”.
Veja, aqui, a lista completa dos vencedores da 86ª edição do Oscar.
E mais: assista, aqui, ao CINEVITOR especial sobre os grandes vencedores da Academia.