Saiba tudo que aconteceu na cerimônia do Oscar 2015

por: Cinevitor

elencobirdmanoscarElenco e equipe de Birdman recebem o prêmio de melhor filme

O Dolby Theatre, em Los Angeles, recebeu neste domingo, 22/02, muitos convidados especiais para a cerimônia do Oscar, o prêmio mais importante do cinema. Na 87ª edição da premiação, muitas estatuetas douradas foram entregues. Além disso, apresentações musicais e discursos emocionantes também se destacaram ao longo da noite.

O ator Neil Patrick Harris, apresentador do evento, garantiu muitas risadas e momentos divertidos. Logo no início da cerimônia, arrancou aplausos da plateia com um musical onde aparecia cantando em algumas cenas de clássicos do cinema. O número contou com a participação da atriz Anna Kendrick e do ator Jack Black.

O primeiro prêmio da noite foi entregue por Lupita Nyong’o, que anunciou J.K. Simmons como o melhor ator coadjuvante pelo filme Whiplash: Em Busca da Perfeição. Muito aplaudido, ele subiu ao palco e agradeceu sua família.

Outro momento marcante da cerimônia aconteceu quando Patricia Arquette fez seu discurso após ser eleita a melhor atriz coadjuvante pelo filme Boyhood: Da Infância à Juventude. Além de agradecer aos colegas de trabalho e familiares, a atriz arrancou muitos aplausos dos convidados, principalmente de Meryl Streep, quando falou sobre o papel da mulher no mercado de trabalho: “Nós lutamos por direitos iguais a todos. É importante que tenhamos equiparação salarial para as mulheres nos Estados Unidos”.

patriciaoscarFeminismo: Patricia Arquette durante seu discurso de agradecimento.

A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone, subiu ao palco para fazer o seu já tradicional discurso e destacou a importância do cinema nos dias de hoje: “Este ano, os filmes capturaram em narrativas envolventes o mundo no qual vivemos. Na Academia, nós comemoramos a força e o poder do filme com uma linguagem universal que conecta e une o espírito humano. Nós temos a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão. Nós estamos unidos pelo nosso fascínio e amor pelo cinema”.

Quando John Legend e Common subiram ao palco para cantar a música Glory, do filme Selma – Uma Luta Pela Igualdade, os convidados não conseguiram conter as lágrimas. Em uma performance emocionante, foram aplaudidos de pé e ovacionados.

commomlegendoscarCommon e John Legend: apresentação emocionante.

Lady Gaga também se destacou na premiação durante a homenagem aos cinquenta anos do filme A Noviça Rebelde. Após cantar algumas músicas do clássico, recebeu no palco a atriz Julie Andrews, protagonista do filme lançado em 1965, que, após fazer um breve discurso, apresentou a categoria de melhor trilha sonora original.

ladygaganovicaLady Gaga durante sua apresentação.

A apresentadora Oprah Winfrey entregou o prêmio de melhor roteiro adaptado para o longa O Jogo da Imitação. Graham Moore, roteirista do filme, subiu ao palco e fez um discurso emocionante, onde revelou que, aos dezesseis anos, tentou se matar por se sentir diferente: “Eu queria que esse momento fosse para aquela criança que está se sentindo esquisita, que acha que não se encaixa em lugar algum. Sim, você tem um lugar no mundo. Continue esquisito, continue diferente, que você vai ter sua vez”.

roteirojogoEmocionado: Graham Moore em seu discurso de agradecimento.

Eddie Redmayne, que interpretou o astrofísico Stephen Hawking no filme A Teoria de Tudo, desbancou o veterano Michael Keaton, de Birdman, e levou a estatueta dourada de melhor ator. Em seu discurso, dedicou o prêmio a todas as pessoas diagnosticadas com esclerose lateral amiotrófica: “Este Oscar pertence a todos que, em todo mundo, estão tendo que lidar com ELA”.

eddieoscarEddie Redmayne: melhor ator pelo filme A Teoria de Tudo.

O penúltimo prêmio da noite foi entregue por Matthew McConaughey, que anunciou Julianne Moore como a melhor atriz, pelo filme Para Sempre Alice, no qual ela interpreta uma mulher que sofre de Mal de Alzheimer: “Não existe melhor atriz. Como podemos ver com todas as indicadas que estavam comigo. Me sinto muito honrada de estar com vocês. Queria agradecer aos meus pais, que me ensinaram que eu poderia ser o que eu quisesse se eu tivesse uma boa instrução”, disse, emocionada.

julianneoscarMelhor atriz: prêmio merecido para Julianne Moore.

Já no final da premiação, Sean Penn entrou para anunciar a categoria mais importante da noite: a de melhor filme. Birdman, dirigido por Alejandro Gonzalez Iñárritu levou a estatueta dourada mais cobiçada do Oscar. Para receber o prêmio, integrantes da equipe e do elenco do longa subiram ao palco para comemorar.

Para conhecer todos os vencedores da 87ª edição do Oscar, clique aqui.

Texto: Vitor Búrigo / Fotos: John Shearer e Mike Blake.

Comentários