Fabrício Boliveira: melhor ator por Simonal.
Os vencedores da 23ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami foram anunciados neste sábado, 21/09, no tradicional Colony Theatre, em South Beach. Dirigido por Leonardo Domingues, Simonal, que no Brasil foi lançado em agosto, levou o troféu Lente de Cristal em quatro das sete categorias da premiação, incluindo melhor filme.
Além da premiação, a noite teve homenagem à atriz Dira Paes e contou com o ator e cantor Daniel Del Sarto como mestre de cerimônia. Nesta edição, o júri foi composto por: Adriana Sabino, fundadora e presidente do Centro Cultural Brasil-USA; Ana François, professora de cinema da University of Miami; Maria Sanchez, head da Amazon Prime para a América Latina; Monica Sufar, produtora e consultora de cinema; e Yago Mariño, diretor da VICE Media.
A curadoria do BRAFF Miami foi composta por profissionais do setor audiovisual, do mercado brasileiro e latino. Esta é uma estratégia que vem sendo utilizada há décadas pelo festival e tem contribuído de maneira efetiva no network dos profissionais brasileiros com players internacionais. A comissão de seleção foi formada por: Adriana L. Dutra, cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito; Jal Guerreiro, diretora da Box Brazil; Liliana Kawase, produtora independente; e Viviane Spinelli, produtora e diretora do Circuito Inffinito.
Idealizado pelas produtoras Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli, o BRAFF (Brazilian Film Festival of Miami, Festival de Cinema Brasileiro de Miami) é pioneiro na exibição exclusiva de cinema brasileiro no exterior e tem sido o maior responsável, nas últimas décadas, pelo fomento do audiovisual nacional no exterior. O evento integra o calendário oficial da cidade de Miami e Miami Beach, e é reconhecido como um festival de mercado, considerado uma importante plataforma de negócios e comunicação entre profissionais e empresas do setor audiovisual nas Américas.
Conheça os vencedores do 23º Festival de Cinema Brasileiro de Miami:
Melhor Filme: Simonal, de Leonardo Domingues
Melhor Ator: Fabrício Boliveira, por Simonal
Melhor Atriz: Lorena Comparato, por Boca de Ouro
Melhor Direção: Joana Mariani, por Todas as Canções de Amor
Melhor Fotografia: Simonal, por Pablo Baião
Melhor Roteiro: Veneza, escrito por Miguel Falabella
Melhor Filme | Júri Popular: Simonal, de Leonardo Domingues
Foto: Demetrius Borges.