The Dead Don’t Die, de Jim Jarmusch, será o filme de abertura do Festival de Cannes 2019

por: Cinevitor

jimcannes2019Bill Murray, Chloë Sevigny e Adam Driver em cena.

O Festival de Cannes 2019, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio, anunciou nesta quarta-feira, 10/04, que o filme de abertura desta 72ª edição será The Dead Don’t Die, dirigido pelo cineasta americano Jim Jarmusch.

A trama se passa na pacata cidadezinha de Centerville e, por lá, algo não está certo. A lua fica grande, as horas da luz do dia estão se tornando imprevisíveis e os animais estão começando a exibir comportamentos incomuns. Ninguém sabe o motivo. As notícias são assustadoras e os cientistas estão preocupados. Mas ninguém prevê a mais estranha e mais perigosa repercussão que logo começará a atormentar Centerville: os mortos não morrem; eles levantam de suas sepulturas, atacam selvagemente e se alimentam dos vivos. Por conta disso, os cidadãos terão que lutar por sobrevivência.

O longa, que também fará parte da Competição Oficial e disputará a Palma de Ouro, conta com um elenco repleto de nomes estrelados: Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton, Chloë Sevigny, Steve Buscemi, Danny Glover, Caleb Landry Jones, Rosie Perez, Iggy Pop, Selena Gomez, RZA, Sara Driver, Austin Butler, Luka Sabbat, Eszter Balint, Carol Kane e Tom Waits. The Dead Don’t Die é o décimo terceiro longa-metragem de Jim Jarmusch e também uma homenagem ao filme A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, lançado em 1968, e considerado o precursor neste gênero com zumbis.

Jarmusch já é presença constante na Croisette. Apareceu pela primeira vez em Cannes em 1984, com Estranhos no Paraíso, e foi premiado com a Golden Camera. Em 1986, disputou a Palma de Ouro com a comédia dramática Daunbailó. Três anos depois, voltou com Trem Mistério na Competição Oficial e levou o prêmio de contribuição artística. Seu curta-metragem Coffee and Cigarettes III passou no festival em 1993 e levou a Palma de Ouro. Com Homem Morto, em 1995, e Ghost Dog, em 1999, também participou da Competição Oficial. Em 2002, exibiu o drama Ten Minutes Older: The Trumpet na mostra Un Certain Regard.

Flores Partidas, protagonizado por Bill Murray, levou o Grande Prêmio do Júri, em 2005. Amantes Eternos, com Tilda Swinton e Tom Hiddleston, disputou a Palma de Ouro em 2013. Em 2016, Jim Jarmusch teve dois filmes em Cannes: na Competição Oficial com Paterson e na mostra Midnight Screenings com o documentário Gimme Danger sobre a banda The Stooges, liderada por Iggy Pop.

A cerimônia de abertura do 72º Festival de Cannes será realizada no dia 14 de maio e apresentada pelo ator e cineasta francês Edouard Baer. Neste ano, o júri da Competição Oficial será presidido pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. A cineasta libanesa Nadine Labaki presidirá o júri da mostra Un Certain Regard e a cineasta francesa Claire Denis vai liderar o júri de curtas-metragens e da Cinéfondation.

Foto: Divulgação/Image Eleven Productions, Inc.

Comentários