The New York Times coloca Aquarius e Boi Neon entre os melhores filmes de 2016

por: Cinevitor

boineonyAlyne Santana e Juliano Cazarré em cena de Boi Neon.

Nesta quarta-feira, 07/12, três renomados críticos do jornal americano The New York Times publicaram suas listas com os melhores filmes do ano. O cinema brasileiro aparece representado com duas produções pernambucanas: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro.

O crítico A. O. Scott, que colocou Aquarius na sétima posição, disse: “Os Estados Unidos não foram o único país que sofreu uma turbulenta revolta política neste ano. Em seu segundo longa-metragem, Kleber Mendonça Filho acompanha as mudanças que agitam o Brasil pelo cotidiano de Clara [interpretada por Sonia Braga], que é uma heroína apropriadamente enraizada e indomável para os nossos tempos”.

Stephen Holden também votou em Aquarius, em nono lugar, e elegeu Boi Neon como o sexto melhor filme do ano: “Este filme brasileiro, dirigido por Gabriel Mascaro, mergulha você no mundo intensamente pungente da vaquejada. É uma profunda e sexy reflexão sobre o homem e o animal”.

O drama Moonlight e o documentário O.J.: Made in America foram citados nas três listas e já são fortes candidatos ao Oscar 2017.

Confira a lista com os melhores filmes de 2016 segundo os críticos do New York Times:

Manohla Dargis:

1º: Não é Um Filme Caseiro, de Chantal Akerman
2º: Toni Erdmann, de Maren Ade
3º: Moonlight, de Barry Jenkins
4º: O.J.: Made in America, de Ezra Edelman
5º: Três Lembranças da Minha Juventude, de Arnaud Desplechin
6º: I Am Not Your Negro, de Raoul Peck
7º: A Chegada, de Denis Villeneuve
8º: A Criada, de Chan-wook Park
9º: A 13ª Emenda, de Ava DuVernay
10º: From the Notebook of…, de Robert Beavers

A. O. Scott:

1º: Moonlight, de Barry Jenkins
2º: O.J.: Made in America, de Ezra Edelman
3º: Toni Erdmann, de Maren Ade
4º: Cameraperson, de Kirsten Johnson
5º: Aferim!, de Radu Jude
6º: Docinho da América, de Andrea Arnold
7º: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
8º: Festa da Salsicha, de Greg Tiernan e Conrad Vernon
9º: A Bigger Splash, de Luca Guadagnino
10º: Elle, de Paul Verhoeven e O Que Está Por Vir, de Mia Hansen-Løve

Stephen Holden:

1º: Moonlight, de Barry Jenkins
2º: O.J.: Made in America, de Ezra Edelman
3º: Docinho da América, de Andrea Arnold
4º: O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra
5º: Manchester À Beira-Mar, de Kenneth Lonergan
6º: Boi Neon, de Gabriel Mascaro
7º: Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi
8º: Elle, de Paul Verhoeven
9º: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
10º: Fireworks Wednesday (Chaharshanbe-soori), Krisha, A Canção do Pôr do Sol, Wiener-Dog, The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years, Chronic, Best Worst Thing That Ever Could Have Happened…, 20th Century Women, A 13ª Emenda, Paterson e O Que Está Por Vir.

Foto: Divulgação.

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