Tony Tornado será homenageado no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

por: Cinevitor
Homenageado: consagrado na música e no audiovisual.

A 17ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá entre os dias e 7 de dezembro, em João Pessoa, na Paraíba, acaba de anunciar que o consagrado ator e cantor Tony Tornado será um dos homenageados deste ano e receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da obra em mais de seis décadas de trajetória artística. 

Para o diretor do festival, Lúcio Vilar, será uma celebração de uma atuação artística multifacetada e da afirmação de um personagem afro-brasileiro que conquistou importantes espaços midiáticos, com seus próprios méritos, sendo inspiração para muitos jovens de hoje.

Antônio Viana Gomes nasceu na cidade de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo, no Brasil. Iniciou sua carreira artística nos anos 1960 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa Hoje é dia de Rock, de Jair de Taumaturgo. Nessa época, Tony fazia cover dos cantores Chubby Checker e Little Richard. Morou em Nova York com o cantor Tim Maia e foi influenciado pela soul music. Foi vencedor do V Festival Internacional da Canção com a música BR-3, fato que marcou sua carreira como músico no Brasil.

No cinema, estreou como ator em Tô na Tua, Ô Bicho, em 1971, comédia de Raul Araujo, no qual atuou ao lado de Costinha, Agildo Ribeiro e Nair Bello. Ficou conhecido por seu inúmeros trabalhos em longas da pornochanchada, entre os anos 1970 e 1980, além de atuar em filmes consagrados como Pixote: A Lei do Mais Fraco e Carandiru, ambos de Hector Babenco.

Na TV também ganhou destaque em diversos trabalhos, como: Roque Santeiro, Tenda dos Milagres, Vamp, Sex Appeal, Quatro por Quatro, Caça Talentos, O Beijo do Vampiro, A Diarista, Cordel Encantado, Amor Eterno Amor, Carcereiros, entre muitos outros.

Foto: Divulgação/Rede Globo.

Comentários