Adina Pintilie, de Touch Me Not, com a produtora Bianca Oana e a atriz Laura Benson.
Foram anunciados neste sábado, 24/02, os vencedores do 68º Festival de Berlim. Neste ano, o júri foi presidido pelo cineasta alemão Tom Tykwer e composto por: Cécile de France, atriz belga; Chema Prado, ex-diretor da Filmoteca Español; Adele Romanski, produtora americana; Ryūichi Sakamoto, músico, compositor e ator japonês; e a americana Stephanie Zacharek, crítica de cinema. O Urso de Ouro, prêmio máximo do evento, foi entregue para o romeno Touch Me Not, de Adina Pintilie.
O Prêmio Glashütte, criado no ano passado, elege o melhor documentário original dentre os filmes exibidos em diversas mostras do festival. O brasileiro Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi e produzido por Caio Gullane, Fabiano Gullane e Laís Bodanzky, recebeu Menção Especial. O longa mostra o drama contemporâneo dos povos indígenas a partir da história de Perpera, um índio Paiter Suruí que viveu até os 20 anos num grupo isolado na floresta onde se tornou pajé. Após o contato com os brancos, um pastor evangélico afirma que os atos e saberes do pajé são coisas do Diabo e Perpera passa a viver um conflito interno. Apesar de se dizer evangélico e se definir como ex-pajé, continua tendo visões dos espíritos da floresta.
Além dos grandes vencedores, também foram anunciados, anteriormente, os premiados pelo júri independente, como o Teddy Award, que elege os melhores filmes com temática LGBT. Aqui, duas produções brasileiras foram consagradas: Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, levou o prêmio de melhor filme de ficção e Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, foi eleito o melhor documentário; na mostra Panorama, os vencedores são escolhidos pelo público e o documentário brasileiro O Processo, de Maria Augusta Ramos, que testemunha o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ficou em terceiro lugar; Aeroporto Central, dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz, recebeu o Prêmio Amnesty, no valor de 5 mil euros, que tem como objetivo chamar a atenção do público e representantes do setor cinematográfico para o tema dos direitos humanos e encorajar os cineastas a abordar este tema.
Conheça os vencedores do Festival de Berlim 2018:
COMPETIÇÃO OFICIAL | LONGA-METRAGEM:
URSO DE OURO | MELHOR FILME: Touch Me Not, de Adina Pintilie (Romênia/Alemanha/República Checa/Bulgária/França)
URSO DE PRATA | GRANDE PRÊMIO DO JÚRI: Twarz (Mug), de Małgorzata Szumowska (Polônia)
URSO DE PRATA | PRÊMIO ALFRED BAUER: Las herederas (The Heiresses), de Marcelo Martinessi (Paraguai/Uruguai/Alemanha/Brasil/Noruega/França)
URSO DE PRATA | MELHOR DIREÇÃO: Wes Anderson, por Isle of Dogs (Reino Unido/Alemanha)
URSO DE PRATA | MELHOR ATRIZ: Ana Brun, por Las herederas (The Heiresses)
URSO DE PRATA | MELHOR ATOR: Anthony Bajon, por La prière (The Prayer)
URSO DE PRATA | MELHOR ROTEIRO: Museo (Museum), escrito por Manuel Alcalá e Alonso Ruizpalacios (México)
URSO DE PRATA | MELHOR CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA: Elena Okopnaya, pelo figurino e design de produção de Dovlatov, de Alexey German Jr. (Rússia/Polônia/Sérvia)
COMPETIÇÃO OFICIAL | CURTA-METRAGEM:
URSO DE OURO | MELHOR CURTA: The Men Behind the Wall, de Ines Moldavsky (Israel)
URSO DE PRATA | PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Imfura, de Samuel Ishimwe (Suíça/Ruanda)
PRÊMIO AUDI: Solar Walk, de Réka Bucsi (Dinamarca)
Curta-metragem indicado ao European Film Awards: Burkina Brandenburg Komplex, de Ulu Braun (Alemanha)
PRÊMIO GWFF | MELHOR FILME DE ESTREIA: Touch Me Not, de Adina Pintilie (Romênia/Alemanha/República Checa/Bulgária/França)
PRÊMIO GWFF | MENÇÃO ESPECIAL: An Elephant Sitting Still, de Hu Bo (China)
PRÊMIO GLASHÜTTE | DOCUMENTÁRIO ORIGINAL: Waldheims Walzer (The Waldheim Waltz), de Ruth Beckermann (Áustria)
PRÊMIO GLASHÜTTE | MENÇÃO ESPECIAL: Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi (Brasil)
MOSTRA PANORAMA:
MELHOR FILME DE FICÇÃO | PRÊMIO DO PÚBLICO: Profile, de Timur Bekmambetov (EUA/Reino Unido/República do Chipre/Rússia)
2º lugar: Styx, de Wolfgang Fischer (Alemanha/Áustria)
3º lugar: L’ Animale, de Katharina Mueckstein (Áustria)
MELHOR DOCUMENTÁRIO | PRÊMIO DO PÚBLICO: The Silence of Others, de Almudena Carracedo e Robert Bahar (EUA/Espanha)
2º lugar: Partisan, de Lutz Pehnert, Matthias Ehlert e Adama Ulrich (Alemanha)
3º lugar: O Processo, de Maria Augusta Ramos (Brasil/Alemanha/Holanda)
PRÊMIO FIPRESCI:
Competição Oficial: Las herederas (The Heiresses), de Marcelo Martinessi (Paraguai/Uruguai/Alemanha/Brasil/Noruega/França)
Panorama: River’s Edge, de Isao Yukisada (Japão)
Forum 2018: An Elephant Sitting Still, de Hu Bo (China)
JÚRI ECUMÊNICO:
Competição Oficial: In den Gängen (In the Aisles), de Thomas Stuber (Alemanha)
Competição Oficial | Menção Especial: Utøya 22. juli (U – July 22), de Erik Poppe (Noruega)
Panorama: Styx, de Wolfgang Fischer (Alemanha/Áustria)
Forum 2018: Teatro de Guerra, de Lola Arias (Argentina/Espanha)
PRÊMIO TEDDY:
Melhor Filme: Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Brasil)
Melhor Documentário: Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla (Brasil)
Melhor Curta-metragem: Three Centimetres, de Lara Zeidan (Reino Unido)
Prêmio Especial do Júri: Obscuro Barroco, de Evangelia Kranioti (França/Grécia)
GENERATION KPLUS:
URSO DE CRISTAL | MELHOR FILME: Les rois mongols (Cross My Heart), de Luc Picard (Canadá)
MENÇÃO ESPECIAL: Supa Modo, de Likarion Wainaina (Alemanha/Quênia)
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Sekala Niskala (The Seen and Unseen), de Kamila Andini (Indonésia/Holanda/Austrália/Qatar)
MENÇÃO ESPECIAL | JÚRI INTERNACIONAL: Allons enfants (Cléo & Paul), de Stéphane Demoustier (França)
URSO DE CRISTAL | MELHOR CURTA-METRAGEM: A Field Guide to Being a 12-Year-Old Girl, de Tilda Cobham-Hervey (Austrália)
MENÇÃO ESPECIAL: Snijeg za Vodu (Snow for Water), de Christopher Villiers (Bósnia e Herzegovina/Reino Unido)
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Jaalgedi (A Curious Girl), de Rajesh Prasad Khatri (Nepal)
MENÇÃO ESPECIAL | JÚRI INTERNACIONAL: Cena d’aragoste (Lobster Dinner), de Gregorio Franchetti (EUA/Itália)
GENERATION 14PLUS:
URSO DE CRISTAL | MELHOR FILME: Fortuna, de Germinal Roaux (Suíça/Bélgica)
MENÇÃO ESPECIAL: Retablo, de Álvaro Delgado-Aparicio L. (Peru/Alemanha/Noruega)
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Fortuna, de Germinal Roaux
MENÇÃO ESPECIAL | JÚRI INTERNACIONAL: Dressage, de Pooya Badkoobeh (Irã)
URSO DE CRISTAL | MELHOR CURTA-METRAGEM: Kiem Holijanda, de Sarah Veltmeyer (Holanda)
MENÇÃO ESPECIAL: Je fais où tu me dis (Dressed for Pleasure), de Marie de Maricourt (Suíça)
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Juck, de Olivia Kastebring, Julia Gumpert e Ulrika Bandeira (Suécia)
MENÇÃO ESPECIAL | JÚRI INTERNACIONAL: Na zdrowie! (Bless You!), de Paulina Ziolkowska (Polônia)
PRÊMIO AMNESTY | FILME INTERNACIONAL: Aeroporto Central (Zentralflughafen THF/Central Airport THF), de Karim Aïnouz (Alemanha/França/Brasil)
PRÊMIO AMNESTY | MENÇÃO ESPECIAL: Eldorado, de Markus Imhoof (Suíca/Alemanha)
URSO DE OURO HONORÁRIO: Willem Dafoe
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Foto: Reprodução.