V Cine Paraíso: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Marcélia Cartaxo no curta Ela que Mora no Andar de Cima.

Os festivais de cinema das cidades de Itabaiana (Cine das Almas, em sua primeira edição) e de Juripiranga (Cine Paraíso, em sua quinta edição), se uniram para realizar a Semana do Audiovisual Vladimir Carvalho na região do Vale do Paraíba.

Segundo os organizadores Edglês Gonçalves, responsável pelo Cine das Almas, e João Paulo Lima, responsável pelo Cine Paraíso, essas ações em conjunto serão de grande importância para a disseminação da obra de Vladimir em sua terra natal e na região do Vale como um todo. Além de envolver a comunidade escolar nas ações de formação de audiovisual, os festivais irão promover sessões gratuitas com filmes paraibanos e do panorama nacional para toda a comunidade da região.  

Entre os dias 28/03 e 01/04 serão exibidos filmes do documentarista em escolas da rede pública e em comunidades pertencentes aos municípios, que terão a oportunidade de conhecer um pouco de sua importante obra cinematográfica. Entre os filmes de Vladimir selecionados estão grandes clássicos de sua carreira documentarista de curta-metragem, como: A Bolandeira (1969), A Pedra da Riqueza (1975), Pankararu de Brejo dos Padres (1977), Quilombo (1975) e Os Romeiros da Guia (1962).

Nos dias 4, 5 e 6 de abril acontecerá o Cine das Almas, em Itabaiana, e logo em seguida, nos dias 7, 8 e 9 a realização do Cine Paraíso, na cidade de Juripiranga. Os festivais receberam em torno de 570 filmes, atingido praticamente todos os estados da federação; 210 títulos foram inscritos no Cine das Almas para suas quatro mostras e 360 inscritos no Cine Paraíso em suas três mostras.

Além disso, a programação contará também com atividades gratuitas para a população de Itabaiana e Juripiranga, como: oficinas, debates, sessões ao ar livre e sessões destinadas ao público infantojuvenil nas escolas públicas; o Cine das Almas também terá a Mostra das Almas, que irá exibir filmes do gênero de terror, suspense e mistério. 

Os dois festivais contarão também com a Oficina Documentando, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, para estudantes da rede pública de ensino pertencentes às duas cidades. Criado em 2009, o Documentando tem contribuído para o fortalecimento da produção audiovisual independente no estado de Pernambuco, iniciando novos produtores e ampliando as possibilidades de alcance de suas obras. Os participantes conhecem todo o processo de realização de um documentário e os elementos fundamentais para a construção de um roteiro, produção, captação e edição de um filme.

Além de ampliar o repertório no campo do audiovisual e o acesso a conceitos e vanguardas da história do cinema, os estudantes são provocados a refletir sobre suas vivências e pensar narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade, identidade, entre outras. Ao final de cada oficina é produzido um documentário com temática livre e escolhido por meio de exercícios coletivos, que serão exibidos na programação dos festivais.

Conheça os filmes selecionados para o V Cine Paraíso:

MOSTRA PANORAMA NACIONAL

7 minutos, de Christian Schneider (RS)
As Canções de Amor de uma Bixa Velha, de André Sandino Costa (RJ)
Dez Conto, de Bruno Maciel (SP)
Ela que Mora no Andar de Cima, de Amarildo Martins (PR)
Elos Positivos, de Eduardo Oliveira (SP)
Isolation, de Clerio Back (PR)
O Buraco, de Zeudi Souza (AM)
O Caminho das Águas, de Antonio Fargoni e Karla Ferreira (PE)
Um Dia Depois do meu Suicídio, de Rafael Castro Lopes (RJ)
Um Dia Frio, de Victor Percy (PR)

MOSTRA PARAHYBA

Borderline: do céu ao inferno, de Mayara Caroline 
Cura-me, de Eduardo Varandas 
DNA-M Deus Não Acredita em Máquinas
, de Ely Marques(in memoriam) 
Faixa de Gaza, de Lúcio César Fernandes
Margaridas, de Valtyennya Pires e Luana Gregório
Menino Azul, de Odécio Antonio
Não moro mais em mim, de Bruna Guido e Vitor Celso
Remoinho, de Tiago A. Neves

MOSTRA INFANTOJUVENIL

#turismo_selvagem, de Direção Coletiva (PE)
A Vida é Coisa que Segue, de Bruna Schelb Corrêa (MG)
Foguete, de Pedro Henrique Chaves (DF)
Navegar é Preciso, de Wiskow (RS)
Nomad, de Gabriel Aleluia, Gabriel Zanferrari, Nikollas Candido e Victor Kuroiwa (SP)

Sobre esta quinta edição do Cine Paraíso: o festival acontecerá em formato híbrido e seguirá todos os protocolos de segurança por conta da pandemia de Covid-19. O evento conta com o patrocínio da CAGEPA – Companhia e Água e Esgotos da Paraíba, através do edital lançado para apoio às Mostras e Festivais do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura, com a utilização da Lei Rouanet, Lei nº 8.313/91, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. Conta também com o apoio da Prefeitura de Juripiranga, através de sua Secretaria de Cultura e da FUNESC.

*Clique aqui e conheça os filmes selecionados para o 1º Cine das Almas.

Foto: Isabella Lanave.

Comentários