Vai e Vem: Chica Barbosa e Fernanda Pessoa falam sobre o filme de abertura do 11º Olhar de Cinema

por: Cinevitor
As cineastas na noite de abertura.

Depois de dois anos em formato on-line, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou sua 11ª edição presencialmente nesta quarta-feira, 01/06, no Cine Passeio, na capital paranaense.

Como de costume, a sessão de abertura privilegia obras contemporâneas nacionais e o escolhido deste ano foi o longa Vai e Vem, dirigido por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, no qual duas amigas, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos, trocam cartas fílmicas durante o primeiro ano de pandemia.

O documentário nasce da ligação e das trocas entre suas duas diretoras, Chica e Fernanda, morando em Los Angeles e São Paulo, respectivamente. O momento é 2020, começo da pandemia, e ambos países marcados por governos negligentes e a escalada da pandemia de Covid-19. Duas amigas, dois países diferentes, dois cenários próximos de caos e destruição.

Para estabelecer esse diálogo, as jovens cineastas partiram de uma espécie de jogo, tendo como base um livro da professora americana Robin Blaetz sobre o cinema experimental dirigido por mulheres. A publicação é composta por 16 artigos sobre diversas cineastas, e Fernanda e Chica se comunicariam por meio de vídeo-cartas curtas, cada uma inspirada por uma dessas mulheres. Além da lista de Blaetz, a dupla também buscou nomes de outras diretoras para enriquecer o processo.

O vai e vem das correspondências digitais durou meses e atravessou momentos políticos marcantes, como processos eleitorais nos dois países. Combinado diversos tipos de imagens, fotografia e texturas, a obra é um documentário com a urgência do presente e uma observação potente de duas jovens cineastas sobre o mundo em que habitam. Com distribuição da Boulevard Filmes e produção da Vulcana Cinema e Pessoa Produções, o longa tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2023.

Para falar mais sobre o filme de abertura do Olhar de Cinema 2022, conversamos com as diretoras sobre a estreia mundial no festival, ideia do projeto, pesquisa, panelaço, diálogo com o público, futuro do país, expectativa para o lançamento, entre outros assuntos.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em Curitiba e você acompanha a cobertura do 11º Olhar de Cinema por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Marcelo Deguchi.

Comentários