VIII Mostra Curta Vazantes: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Edilson Silva e Jéssica Ellen no curta Último Domingo

Com o objetivo de promover a inclusão social e cultural no interior do Nordeste, a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade chega à oitava edição, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de abril, com programação gratuita de filmes e atividades de formação na área do audiovisual voltadas à comunidade.

Para esta edição, foram inscritos 730 curtas-metragens, dos quais 13 compõem a mostra competitiva, entre ficções, animações e documentários, com notável participação de produções nordestinas do Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Da região Sudeste, a seleção traz produções cariocas, paulistanas e mineiras; a animação Mao Lucky, de Luis Carlos Caballero Arguelles, do Panamá, completa a programação.

O júri oficial será formado por profissionais especializados em cinema, que premiará as obras nas seguintes categorias: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, interpretação e montagem: “A última edição da Mostra Curta Vazantes aconteceu de forma remota devido às restrições da pandemia, então estamos felizes de retomar as atividades presenciais e nos aproximar novamente do público sempre interessado em participar das nossas exibições e oficinas, descentralizando o acesso e o diálogo sobre o audiovisual no Brasil”, disse Leo Tabosa, cineasta e produtor da Mostra.

As exibições acontecem a céu aberto, na praça do distrito de Vazantes, localizado em Aracoiba, no Ceará, e anualmente reúne centenas de apaixonados e curiosos para celebrar o poder transformador do cinema. Vazantes é o distrito mais antigo de Aracoiaba, destaque em educação e cultura. A população do local e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.

Criada em 2013, a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade pretende contribuir para a inclusão e a promoção social e cultural dos moradores da comunidade de Vazantes e localidades vizinhas a partir da exibição de filmes produzidos em qualquer parte do mundo com a ideia de compreender, observar e fazer visível os processos sociais e culturais que se desenvolvem tanto no sul como no norte do planeta. Além da variedade de filmes, o evento promove oficinas, palestras e encontros que reflitam, discutam e divulguem a cultura presente na região.

Conheça os filmes selecionados para a VIII Mostra Curta Vazantes:

Antes de Falar de Amor, de Sarah Tavares (MG)
Aratu, de Firmino de Almeida (PB)
As Velas do Monte Castelo, de Lanna Carvalho (CE)
Corpo que Fala, de Samuel Fortunato e Bruno Rubim (RJ)
Cyntia, de Rafael Diniz (MG)
Entre Muros, de Gleison Mota (BA)
Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino (BA)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
Lucy Solta os Bichos, de Sergio Martinelli e Billy Fernandes (SP)
Mao Lucky, de Luis Carlos Caballero Arguelles (Panamá)
Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro (CE)
Sideral, de Carlos Segundo (RN)
Último Domingo, de Renan Brandão e Joana Claude (RJ)

Foto: Fernando Macedo.

Comentários