O homenageado recebe o troféu das mãos do irmão Vladimir Carvalho.
Considerado um dos principais fotógrafos e diretores da cinematografia brasileira, Walter Carvalho subiu ao palco do 27º Cine Ceará, no Cineteatro São Luiz, no domingo, 06/08, para receber o Troféu Eusélio Oliveira, que foi entregue por seu irmão, o também cineasta Vladimir Carvalho.
Como diretor de fotografia, já realizou mais de 70 longas, entre eles, trabalhos marcantes dos mais destacados diretores brasileiros, que alcançaram grande sucesso de crítica e público, além de numerosos prêmios, como: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado, de Walter Salles; Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho; Carandiru, de Hector Babenco; O Céu de Suely e Madame Satã, de Karim Aïnouz; A Erva do Rato, Educação Sentimental e Cleópatra, de Julio Bressane; Baixio das Bestas, Febre do Rato e Amarelo Manga, de Cláudio Assis, entre outros. Dos trabalhos mais recentes, destacam-se: Redemoinho, de José Luiz Villamarim; e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello.
Walter Carvalho já recebeu mais de 70 prêmios nacionais e internacionais ao longo de 45 anos de carreira. Como diretor, além de Um filme de Cinema, que estreia no dia 24 de agosto, realizou: Brincante, Raul – O Início, o Fim e o Meio, Budapeste, Moacir Arte Bruta e Lunário Perpétuo. Também codirigiu Cazuza – O Tempo Não Pára, com Sandra Werneck, e Janela da Alma, com João Jardim. Carvalho já tem outro documentário inédito a ser lançado em breve: Manter a Linha da Cordilheira sem o Desmaio da Planície, sobre o poeta Armando Freitas Filho.
Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem:
O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 27º Cine Ceará por aqui e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Rogerio Resende.