A 18ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro, marca o retorno à programação totalmente presencial com filmes da Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná.
Para este ano, o Panorama segue com mostras competitivas, atividades paralelas e convidados de todo o país. Além disso, homenageará nomes como: o cineasta baiano Geraldo Sarno, Jean-Luc Godard e o centenário de Pier Paolo Pasolini, que terão mostras especiais com seus filmes; Milton Gonçalves, com uma cópia restaurada de A Rainha Diaba; e uma exibição especial de Amarelo Manga, de Cláudio Assis, longa que marca o cinema pernambucano no início dos anos 2000.
A curadoria desta edição foi formada por: Cláudio Marques nos longas das competitivas Baiana e Nacional; Marília Hughes Guerreiro nos longas e curtas das competitivas Baiana, Nacional e Internacional; Adolfo Gomes nos longas da competitiva Internacional; Camila Gregório, Ceci Alves, João Paulo Barreto e Rafael Carvalho nos curtas das competitivas Baiana e Nacional; e Rafael Saraiva nos curtas da competitiva Internacional.
Na mostra Competitiva Nacional, a seleção apresenta oito longas-metragens e 17 curtas, que serão exibidos no Cine Metha – Glauber Rocha. Cada sessão contará com debate com realizadores e/ou equipe das obras. Os dias e horários serão divulgados em breve, assim como o preço dos ingressos em Salvador. Em Cachoeira, para onde o festival retorna este ano, o acesso à programação no Cine Theatro Cachoeirano será gratuito.
A Competitiva Baiana do XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema apresenta uma curadoria com diferentes gêneros cinematográficos. Entre os 21 curtas e quatro longas-metragens que participam da competição há documentários, ficções, produções experimentais, videodança e animação, que revelam a diversidade de obras audiovisuais produzidas na Bahia.
A seleção traz também filmes com uma grande pluralidade de técnicas e gêneros na mostra de Animação. De desenhos tradicionais a stop-motion com marionetes, com estética variando da explosão de cores aos tons de cinza, a programação oferece curtas-metragens produzidos em dez países, incluindo o Brasil. Além disso, há também a Competitiva Internacional com títulos de 22 países das Américas, Europa, Ásia e África.
O Júri Oficial deste ano será formado por: Marcello Maia, Edvana Carvalho e Luiz Joaquim na Competitiva Nacional; Karliane Nunes, Aleksei Abib e Andreia Beatriz na Competitiva Baiana; Clara Lua, Karina Paz e Paulo Alcântara na Competitiva Internacional; e Taylon Protásio, Álex Antonio e Everlane Moraes na Competitiva Cachoeira.
O Júri APC, Associação de Produtores e Cineastas da Bahia, contará com: Priscilla Andreata, Carollini Assis e Paulo Hermida na Competitiva Nacional; e Fabíola Aquino, Luciana Queiroz e Eduardo Ayrosa na Competitiva Baiana. O Júri BRADA, Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil, será formado por: Camila Tarifa, Laura Carvalho e Clarissa Ribeiro na Competitiva Nacional; e Dayse Barreto, Mariana Falvo e Tatiana Curto na Competitiva Baiana. Enquanto isso, o Júri AMAAV, Associação de Maquiadores e Assistentes de Audiovisual, que entrega o Prêmio Destaque de Melhor Maquiagem, contará com Nayara Homem, Patrícia Martinelli e Tayce Vale na competitiva Nacional.
Conheça os filmes selecionados para o XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema:
COMPETITIVA NACIONAL | LONGAS-METRAGENS
Cidade Porto, de Bernard Attal (BA)
Eneida, de Heloisa Passos (PR)
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zampaulo (SP)
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta (DF)
Mugunzá, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA)
Pele, de Marcos Pimentel (MG)
Regra 34, de Julia Murat (RJ)
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre (SP)
COMPETITIVA NACIONAL | CURTAS-METRAGENS
A Morte de Lázaro, de Bertô (SP)
Andrômeda, de Lucas Gesser (DF)
Assentamento, de Shai Andrade (BA)
Até a Luz Voltar, de Alana Ferreira (GO)
Banzo, de Rafael Luan (CE)
Big Bang, de Carlos Segundo (MG)
Deus me livre, de Carlos Henrique de Oliveira e Luis Ansorena Hervés (PR)
e nada mais disse., de Julia Menna Barreto (RJ)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro (RJ)
Mutirão: O filme, de Lincoln Péricles (LKT) (SP)
Não vim no mundo para ser pedra, de Fabio Rodrigues Filho (BA)
Nossos Espíritos Seguem Chegando [Nhe’ẽ kuery jogueru teri], de Ariel Ortega (Kuaray Poty) e Bruno Huyer (RS)
O Ovo, de Rayane Teles (BA)
Patuá, de Renaya Dorea (RJ)
Quebra Panela, de Rafael Anaroli (PE)
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (SP)
COMPETITIVA BAIANA | LONGAS-METRAGENS
Alan, de Diego Lisboa e Daniel Lisboa
Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida
Oceano, de Bruno Masi
Saberes Quilombolas, de Plínio Gomes e Bruno Saphira
COMPETITIVA BAIANA | CURTAS-METRAGENS
Amaro, de Otávio Conceição
Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama
Claudio, de Calebe Lopes
Contragolpe, de Victor Uchôa
Elisa, de Leticia Reis
Entre o ninho e as andorinhas, de Daniel Leite Almeida
Eu, Negra, de Juh Almeida
Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo
Heroica Dreams, de Marvin Pereira
Ícone, de Edson Bastos e Henrique Filho
Jaqueline, de Júlia Balista
Mesa Posta, de Thaís Bandeira
Muxima, de Juca Badaró
Ocupação Carlos Marighella, de Marcela Magalhães e Matheus Rocha
Pelas ondas lambem-se as margens, de Hyndra
Preciso falar sobre ELA, de Lilih Curi
Procura-se Bixas Pretas, de Vinicius Eliziario
Quando a pátria bate forte, de Jamille Fortunato
Raízes Mapas, de Helen Salomão
Tá Fazendo Sabão, de Ianca Oliveira
Ytwã, de Kian Shaikhzadeh
COMPETITIVA INTERNACIONAL | LONGAS-METRAGENS
A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa (Portugal/Japão)
A Visita e um Jardim Secreto (La Visita y un Jardín Secreto), de Irene M. Borrego (Espanha/Portugal)
Carrero (Carretero), de Germán Basso e Fiona Lena Brown (Argentina)
Minsk, de Boris Guts (Estônia/Rússia)
Nós, estudantes! (Nous, Étudiants!), de Rafiki Fariala (República Centro-Africana/França/Arábia Saudita/República Democrática do Congo)
O Grande Movimento (El Gran Movimiento), de Kiro Russo (Bolívia/França/Catar/Suíça)
COMPETITIVA INTERNACIONAL | CURTAS-METRAGENS
A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Seu Traje (Al Motociclista no le Cabe la Felicidad en el Traje), de Gabriel Herrera (México)
Amor de Verão (Amor de Verano), de Eline Marx (Argentina)
Armadilha (Trap), de Anastasia Veber (Rússia/Lituânia)
Mistida, de Falcão Nhaga (Portugal)
Moune Ô, de Maxime Jean-Baptiste (Bélgica/Guiana Francesa/França)
No Fluxo das Palavras (In Flow of Words), de Eliane Esther Bots (Holanda)
No Trono de Xerxes (On Xerxes’ Throne), de Evi Kalogiropoulou (Grécia)
Oficina (Warsha), de Dania Bdeir (França/Líbano)
O Jogo de Olhares (Nazarbazi), de Maryam Tafakory (Irã)
O Rei que Contemplava o Mar (Le Roi Qui Contemplait La Mer), de Jean-Sébastien Chauvin (França)
Por Flávio (By Flávio), de Pedro Cabeleira (Portugal/França)
Tsutsué, de Amartei Armar (França/Gana)
PANORAMA BRASIL | LONGAS-METRAGENS
A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes (CE)
A Praga, de José Mojica Marins (SP)
Benjamim Zambraia e o Autopanóptico, de Felipe Cataldo (RJ)
Fogaréu, de Flavia Neves (GO)
Medusa, de Anita Rocha da Silveira (RJ)
Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti (RJ)
Môa, Raiz Afromãe, de Gustavo McNair (SP)
Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta (SP)
Um Pedaço do Mundo, de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo (CE)
PANORAMA BRASIL | CURTAS-METRAGENS
A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno (GO)
A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira (SP)
Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça (SP)
De Mãe, de Rafaela Barreto (RJ)
Flores Vermelhas, de Érica Sansil (RJ)
Nem Todas as Manhãs são Iguais, de Fabi Melo (PB)
O Destino da Senhora Adelaide, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia (MG)
Time de Dois, de André Santos (RN)
PANORAMA DE ANIMAÇÃO
Apague Quando Sair, de Lucas Miranda Gonçalves e Allan Reis (Brasil)
Boa Noite Sr. Urso (Good Night Mr. Ted), de Nicolás Sole Allignani (Espanha)
Chovia (Llovía), de Ignacio Lillini (Argentina)
Cosmose (em 4 tempos), de Rodrigo Amim (Brasil)
Elena, de Birutė Sodeikaitė (Lituânia/França/Croácia)
Persona (Gakjil), de Sujin Moon (Coreia do Sul)
Refeição no Prato (Meal on the Plate), de Chenglin Xie (China/EUA)
Sierra, de Sander Joon (Estônia)
Sweet Nothing, de Marie Kenov e Joana Fischer (Suíça)
SESSÕES ESPECIAIS
Amarelo Manga, de Cláudio Assis
Cainã, o curta, de José Araripe Jr.
Carrego nas Mãos o meu Saber, de Marcelo Pinheiro
O Anjo Negro, de José Umberto Dias
RUMPILEZZ – Entre Atabaques e All Stars, de Vanessa Aragão
PANORAMA CONVIDA
Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, de Ceci Alves
Won’t You Come Out To Play?, de Julia Katharine
CICLO: O CINEMA SEGUNDO PASOLINI
Accattone – Desajuste Social (1961)
Comícios de Amor (Comizi D’amore) (1964)
Gaviões e Passarinhos (Uccellacci e Uccellini) (1966)
Mamma Roma (1962)
O Evangelho Segundo São Mateus (Il Vangelo Secondo Matteo) (1964)
Rei Édipo (Edipo RE) (1967)
HOMENAGEM GERALDO SARNO
Coronel Delmiro Gouveia (1978)
Iaô: a Iniciação num Terreiro Gege Nagô (1976)
Sertânia (2020)
Viramundo (1964/1965)
FILMES DE ABERTURA
A Rainha Diaba, de Antonio Carlos da Fontoura
Acossado, de Jean-Luc Godard
Paloma, de Marcelo Gomes
FILME DE ENCERRAMENTO
A Mãe, de Cristiano Burlan
Foto: Divulgação.