A 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que acontecerá entre os dias 1º e 14 de agosto, exibirá 122 filmes, de 24 países. O evento é reconhecido como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais.
Neste ano, a programação tem como grande novidade a criação de uma mostra competitiva intitulada Competição Territórios e Memória, dedicada exclusivamente para produções brasileiras. O evento, assim, abre maior espaço para o significativo crescimento no país de obras audiovisuais de caráter socioambiental. Permite ainda a discussão de questões referentes aos diferentes territórios do Brasil, sejam eles geográficos ou simbólicos, e de sua memória.
Estão programadas ainda outras dez seções: Panorama Internacional Contemporâneo, Panorama Histórico, Especial Emergência Climática, Especial ISA 30 anos: Por um Brasil Socioambiental, Competição Latino-americana, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, Sessão Infantil e o Programa Ecofalante Universidades.
Totalmente gratuita, a Mostra Ecofalante acontecerá no Reserva Cultural, Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), Cine Satyros Bijou, Nave Coletiva, Circuito Spcine Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e 15 unidades do Circuito Spcine localizadas nos CEUs.
A abertura será com o premiado O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft, de Werner Herzog, que também contará com exibições durante a mostra. O Especial Emergência Climática, assunto urgente e atual, é uma das principais atrações do evento.
A programação internacional apresenta títulos selecionadas para os festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Roterdã, Locarno e Tribeca, como: Antártica: Continente Magnético, do mesmo diretor do vencedor do Oscar A Marcha dos Pingüins, Luc Jacquet; Quebrando o Jogo, de Jane M. Wagner, sobre a gamer trans Narcissa Wright, que foi premiado no Festival de Tribeca; Solo Comum, com Woody Harrelson, Jason Momoa, Laura Dern, Donald Glover, entre outros; Union, de Brett Story e Stephen Maing, que registra uma das mais importantes vitórias trabalhistas da história: a conquista do primeiro local de trabalho sindicalizado da Amazon nos EUA, ocorrida em 2022, e que venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance; entre outros.
Os 30 anos da criação do ISA: Instituto Socioambiental, uma organização dedicada a defender o meio ambiente, patrimônio cultural e os direitos dos povos indígenas, apresenta nove filmes de sua produção, em uma parceria da Mostra Ecofalante de Cinema com a instituição. Outro destaque da programação é a participação da cantora Gaby Amarantos em SobreVivências: Clima de Risco, obra dirigida por Eduardo Rajabally sobre as mudanças climáticas que estão transformando nosso planeta de forma bastante radical.
Já a Competição Latino-americana apresenta 17 títulos, representantes de dez países; a programação se completa com quatro títulos brasileiros. Seção competitiva dedicada a filmes de curta duração realizados em cursos e oficinas audiovisuais, o Concurso Curta Ecofalante tem na sua seleção desta edição um total de 25 títulos.
Para o público infantil, a Mostra Ecofalante apresenta o longa de animação Yakari, Uma Jornada Fantástica, de Xavier Giacometti e Toby Genkel. Uma sofisticada coprodução entre Bélgica, França e Alemanha, nela uma criança indígena parte em uma jornada fantástica: encontrar um cavalo mustang conhecido por ser indomável.
Conheça os filmes selecionados para a Mostra Ecofalante de Cinema 2024:
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA | LONGAS
A Gruta Contínua (La gruta continua), de Julián D’Angiolillo (Argentina/Cuba)
A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (Brasil)
Bila Burba, de Duiren Wagua (Panamá)
Céu Aberto (Cielo Abierto), de Felipe Esparza (Peru)
Histórias de Shipibos, de Omar Forero (Peru)
Ramona, de Victoria Linares Villegas (República Dominicana)
Rio Vermelho (Río Rojo), de Guillermo Quintero (Colômbia/França)
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA | CURTAS
A Menos que Bailemos, de Hanz Rippe Gabriel e Fernanda Pineda Palencia (Colômbvia)
Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (Brasil)
Concórdia (Concordia), de Diego Véliz (Chile)
Hikuri, de Sandra Ovilla León (México)
Margens Luminosas (Hacer Orillas Luminosas), de Maira Ayala (Argentina)
O Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio, de Carlos Adriano (Brasil)
Um Campo que Já Não Cheira a Flores (Un Campo Que ya no Huele a Flores), de César Flores Correa (México)
Vão das Almas, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (Brasil)
Você Vai Me Esquecer? (¿Me Olvidarás?), de Sofía Landgrave Barbosa (México/Peru/Espanha)
Yarokamena, de Andres Jurado (Colômbia)
COMPETIÇÃO TERRITÓRIOS E MEMÓRIAS | LONGAS
À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze
Anhangabaú, de Lufe Bollini
Black Rio! Black Power!, de Emilio Domingos
Eskawata Kayawai: O Espírito da Transformação, de Lara Jacoski e Patrick Belem
Favela do Papa, de Marco Antonio Pereira
Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira
O Bixiga é Nosso!, de Rubens Crispim
O Contato, de Vicente Ferraz
Ouvidor, de Matias Borgström
Rejeito, de Pedro de Filippis
Samuel e a Luz, de Vinícius Girnys
Sekhdese, de Graciela Guarani e Alice Gouveia
Sociedade de Ferro: A Estrutura das Coisas, de Eduardo Rajabally
COMPETIÇÃO TERRITÓRIOS E MEMÓRIAS | MÉDIAS E CURTAS
A Bata do Milho, de Eduardo Liron e Renata Mattar
A Chuva do Caju, de Alan Schvarsberg
Água Rasa, de Dani Drumond
Ava Yvy Pyte Ygua: Povo do Coração da Terra, de Coletivo Guahuí Guyra Kuera
Despovoado, de Guilherme Xavier Ribeiro
Interior da Terra, de Bianca Dacosta
Kwat e Jaí: Os Bebês Heróis do Xingu, de Clarice Cardell
Mborairapé, de Roney Freitas
Nosso Terreiro, de Anna Rieper, Patrícia Medeiros, Ranyere Serra e Fernando Lucas Silva
Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues
O Silêncio Elementar, de Mariana de Melo
Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury
Retratos de Piratininga, de André Manfrim
Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin
CONCURSO CURTA ECOFALANTE
Além do Impedimento, de Heloisa Lawanda
Arquipélago do Bailique: Fragmento das Ilhas que Dançam, de Agatha Garmes, Isabel Pontual, Mayra Ataide, Sarah Castro e Tetê Barddal
As Placas são Invisíveis, de Gabrielle Ferreira
Camburi Resiste, de Guilherme Landim
Chão de Taco, de Alan Santana
Cida Tem Duas Sílabas, de Giovanna Castellari
Deriva, de Hellen Nicolau
Desconserto, de Haniel Lucena
Desmistificando o Axé, de Marco Neto
Mama: Africanos em São Paulo, de Rafael Aquino
Manchas de Sol, de Martha Mariot
Máquinas de Lazer, de Italo Zaccaon
Mar.INA, de Allan Pereira, David Dias, Igor Cariman, Jeyci Elizabeth, Karol Garcia, Marcelo Almeida, Patrícia Medeiros, Paulo Borges, Profana Vieira, Renata Costa, Samyre Protázio e Valdenira Baima
Nheengatu, de Luiz Filho
Pelos, de Emma Marques
Por Trás dos Prédios, de João Mendonça
Pour Elis, de Matheus Alencar
Quanto Vale?, de Letícia S. Góis
Retorno, de Arthur Paiosi
Sementes da Resistência, O 25 de Maio e a Luta pela Reforma Agrária, de Raielle Mazzarelli
Sobre Viver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade, de Marcelo Melchior
Tereza, de Bea Souza
Terra Sincera, de Renan Turci
TRANSpassado: Corpos que Retratam, de Otávio Kaxixó
Visões da Maré, de Vivian Cazé, Michael Sousa, Alle Estrela, Thay Silva e Julia Alves
PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO
2G, de Karim Sayad (Suíça)
A Frota Chinesa (Squid Fleet), de Ed Ou e Will N. Miller (EUA)
A Sociedade do Espetáculo (La société du spectacle), de Roxy Farhat e Göran Hugo Olsson (Suécia)
Água é Vida! (Water for Life), de Will Parrinello (EUA)
Antártica: Continente Magnético (Voyage au Pôle Sud), de Luc Jacquet (França)
Breaking Social: O Fim do Contrato Social, de Fredrik Gertten (Suécia)
Contra a Maré (Against the Tide), de Sarvnik Kaur (Índia/França)
Entre as Chuvas (Between the Rains), de Andrew H. Brown e Moses Thuranira (EUA/Quênia)
Estado Limite (État limite), de Nicolas Peduzzi (França)
Food, Inc. 2, de Robert Kenner e Melissa Robledo (EUA)
Humano Não-Humano (Human Not-Human), de Natan Castay (Bélgica)
Knit’s Island, de Ekiem Barbier, Guilhem Causse e Quentin L’Helgouac’h (França)
Mil Pinheiros (A Thousand Pines), de Sebastián Díaz e Noam Osband (EUA)
Não Te Vi Ali (I Didn’t See You There), de Reid Davenport (EUA)
O Cheiro do Dinheiro (The Smell of Money), de Shawn Bannon (EUA)
O Jogo Mental (The Mind Game), de Eefje Blankevoort, Sajid Khan e Els van Driel (Holanda)
O Povo da Baleia (One with the Whale), de Pete Chelkowski e Jim Wickens (EUA/Reino Unido)
O Sistema Total, Anatomia de uma Multinacional da Energia (Le système Total, anatomie d’une multinationale de l’énergie), de Jean-Robert Viallet (França)
Os Caçadores de Barragens (DamBusters: The Start of the Riverlution), de Francisco Campos-Lopez Benyunes (EUA/Holanda)
Os Motivados (The Driven Ones), de Piet Baumgartner (Suíça)
Plastic Fantastic, de Isabella Willinger (Alemanha)
Quebrando o Jogo (Break the Game), de Jane M. Wagner (EUA)
República dos Gafanhotos (Grasshopper Republic), de Daniel McCabe (EUA)
Silvícola (Silvicola), de Jean-Philippe Marquis (Canadá)
Solo Comum (Common Ground), de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell (EUA)
TikTok, Boom., de Shalini Kantayya (EUA)
Union, de Brett Story e Stephen Maing (EUA)
SESSÕES ESPECIAIS | NACIONAIS
Amazônia, Arqueologia da Floresta: T2 EP1: Terra Preta, de Tatiana Toffoli
Floresta: Um Jardim que a Gente Cultiva, de Mari Corrêa
Não Existe Almoço Grátis, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel
SESSÕES ESPECIAIS | INTERNACIONAIS
Arquivo do Futuro (Archiv der Zukunft), de Joerg Burger (Áustria)
O Fogo Interior: Réquiem para Katia e Maurice Krafft (The Fire Within: A Requiem for Katia and Maurice Krafft), de Werner Herzog (França/Reino Unido/Suíça/EUA)
Rowdy Girl: Santuário Animal, de Jason Goldman (EUA)
SESSÃO ESPECIAL | Programa Ecofalante Universidades 2024
A Floresta que Você Não Vê: Narrativas do Médio Xingu, de Andy Costa (Brasil)
Exilados: Extrativistas são Expulsos à Bala em Rondônia, de Marcio Sanches, Naira Hoifmeister e Fernanda Wenzel
Invasores, de Lygia Barbosa
SobreVivências: EP01: Clima de Risco, de Eduardo Rajabally
ESPECIAL EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Arrasando Liberty Square (Razing Liberty Square), de Katja Esson (EUA)
Filhos do Katrina (Katrina Babies), de Edward Buckles Jr. (EUA)
Uma Vez que Você Sabe (Une fois que tu sais), de Emmanuel Cappellin (França)
PANORAMA HISTÓRICO: TRÊS MULHERES, TRÊS OLHARES SOBRE A AMÉRICA LATINA
Amor, Mulheres e Flores (Amor, mujeres y flores), de Marta Rodriguez e Jorge Silva (Colômbia) (1984)
Araya, de Margot Benacerraf (Venezuela/França) (1959)
De Certa Maneira (De Cierta Manera), de Sara Gómez (Cuba) (1977)
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Foto: Divulgação.