Foram anunciados neste sábado, 11/11, os vencedores da primeira edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito. A cerimônia de encerramento, apresentada por Andréa Freire, coordenadora do evento, aconteceu no palco do Auditório Kadiwéu no Centro de Convenções de Bonito.
As escolhas foram divididas entre os júris oficiais e popular, além de incluir a participação dos jornalistas convidados para cobrir o festival em uma Menção Honrosa. O júri internacional foi formado pelo diretor Walter Lima Jr., que também exibiu na programação Inocência e foi laureado com o Troféu Memória, a atriz Ana Ivanova e a roteirista Josefina Trotta.
A cineasta Jade Rainho, o professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi, a professora de comunicação Márcia Gomes e o crítico de cinema Marcos Pierry integraram o júri sul-mato-grossense. Por fim, os jornalistas Bruno Carmelo, Lilianna Bernartt, Marcos Pierry, Renata Boldrini, Robledo Milani e Sérgio Moriconi deliberaram na escolha pelo melhor longa-metragem sul-Americano como representantes da imprensa.
Os vencedores foram anunciados pelo diretor e roteirista Paulo Maia, também representante da Green Light e Zoom Publicidade; Bruno Sampaio, representante da DAFIEMS/SESI; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura e atual assessor do BNDES; o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; o Deputado Federal Vander Loubet, autor da emenda parlamentar que viabilizou a existência do evento; e o diretor do festival, Nilson Rodrigues.
A cerimônia também estabeleceu um espaço para tratar a respeito do manifesto assinado por vários convidados em oposição ao fechamento do INCAA, Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, agência do Governo da Argentina, e em defesa ao cinema sul-americano, lido por Josefina Trotta. Após o anúncio das escolhas, o evento foi concluído com um show gratuito da artista argentina Charo Bogarín acompanhada pelo músico Juan Sardi.
Conheça os vencedores do 1º Bonito CineSur:
JÚRI OFICIAL INTERNACIONAL
Melhor longa-metragem sul-americano: El visitante, de Martin Boulocq (Bolívia/Uruguai)
Melhor curta-metragem sul-americano: Estrellas del Desierto, de Katherina Harder (Chile)
JÚRI OFICIAL SUL-MATO-GROSSENSE
Melhor filme sul-mato-grossense: Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato
JÚRI POPULAR
Melhor longa-metragem sul-americano: La pampa, de Dorian Fernández Moris (Peru/Chile/Espanha)
Melhor curta-metragem sul-americano: Yigayo Yuwuerane, de Ross Dayana López (Colômbia)
Melhor filme sul-mato-grossense: A Dama do Rasqueado, de Marinete Pinheiro (Campo Grande)
MENÇÕES HONROSAS
Júri Oficial sul-mato-grossense: A Dama do Rasqueado, de Marinete Pinheiro
Júri Oficial Internacional: Fernando Bacilio por sua atuação em La pampa
Imprensa | Melhor longa-metragem sul-americano: Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry (Brasil)
TROFÉU MEMÓRIA
Walter Lima Jr.
Foto: Alex Gonçalves.