1º Cine Marim – Festival de Cinema de Olinda: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Cena do curta Senhor da Terra, do Coletivo Ficcionalizar

Foram anunciados neste domingo, 11/06, os vencedores da primeira edição do Cine Marim – Festival de Cinema de Olinda, que surgiu como uma janela para a difusão de filmes pernambucanos com atividades que aconteceram no Sítio Histórico (Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa) e em Xambá (Centro Cultura Grupo Bongar). 

Idealizado pelo cineasta Adalberto Oliveira, o Cine Marim apresentou três mostras, competitivas e não competitivas. A Mostra O Tempo de Agora, com curadoria de Lia Letícia, reuniu produções que giram em torno da tradição e insurreições das culturas afro-brasileiras sob várias perspectivas; a Mostra Acessível, com curadoria de Amanda Ramos, foi composta por filmes que possuam recursos acessíveis para PcD; a Mostra Olinda, com curadoria de Adalberto Oliveira e Caio Sales, teve como temática principal a própria cidade; e a Mostra Farol, também com curadoria de Amanda Ramos, exibiu filmes do estado de Pernambuco, que através de uma comissão de júri específica premiou os destaques técnicos das produções selecionadas.

A etapa formativa do Cine Marim contou com as oficinas: Documentando, com Marlom Meirelles, no formato on-line; e Oficina Rápida de Cinema Ligeiro, com Eva Jofilsan, em formato presencial. Além disso, a programação contou também com masterclasses on-line de Liliana Tavares, Marcelo Ikeda e Juliana Lima. O Júri Oficial desta primeira edição, que teve identidade visual assinada por Célio Gouveia, foi formado por Cynthia Falcão, Daniel Bandeira e Mia Aragão.

Conheça os vencedores do 1º Cine Marim – Festival de Cinema de Olinda:

MOSTRA FAROL

Melhor Filme: Criaturas Celestiais, de Pedro Andrade e Pedro Stilo (Recife)
Menção Honrosa: Senhor da Terra, de Coletivo Ficcionalizar (Paulista)
Menção Honrosa: Diabolim e o Circo Esperança, de Cauê Rocha (Olinda)

Foto: Divulgação.

Comentários