1º Festival de Cinema Europeu Imovision exibirá 14 produções inéditas

por: Cinevitor
Noémie Merlant em Emanuelle, de Audrey Diwan

A primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, apresentado pela distribuidora que já lançou no país mais de 600 títulos e se consolidou como uma forte defensora da diversidade e profundidade da cinematografia internacional, acontecerá entre os dias 24 e 30 de abril em diversas cidades.

O evento exibirá 14 produções inéditas e prestigiadas nos principais festivais internacionais, com títulos da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia. Para aumentar ainda mais a imersão do público, a Imovision confirmou sessões especiais com a presença de alguns dos realizadores. A programação com cidades, salas e horários do festival será divulgada em breve.

Entre os filmes, vale destacar o vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano: Dreams (Drømmer), do norueguês Dag Johan Haugerud. Um drama sobre amadurecimento e descobertas sexuais que faz parte da premiada trilogia Sex, Love & Dreams. Filme de abertura do Festival de San Sebastián do ano passado, Emanuelle, dirigido pela francesa Audrey Diwan, é uma releitura do clássico erótico de 1974 e traz um elenco de peso, que inclui Noémie Merlant, Naomi Watts, Will Sharpe e Jamie Campbell Bower. Em 2021, Diwan foi premiada com o Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo filme O Acontecimento.  

Conhecido por títulos de sucesso como Corra, Lola, Corra e Perfume: A História de um Assassino, o alemão Tom Tykwer apresenta A Luz (Das Licht), que terá sua segunda exibição mundial no Festival de Cinema Europeu Imovision, após sua estreia no Festival de Berlim deste ano. Representando a Grécia, Síndrome da Apatia (Quiet Life), vencedor do Prêmio Interfilm no Festival de Veneza, é dirigido por Alexandros Avranas, cineasta premiado por Miss Violence.

O cinema italiano marca presença no festival com Ópera!: Canção para um Eclipse (The Opera!), de Paolo Gep Cucco e Davide Livermore, uma versão moderna do mito de Orfeu e Eurídice com figurino assinado por Dolce & Gabbana e participações de Rossy de Palma e Vincent Cassel no elenco. Outro representante da Itália é Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora (Anywhere Anytime), drama social de Milad Tangshir, exibido em Toronto e Veneza, que homenageia o clássico Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica.

Vincent Lindon em Brincando com Fogo: melhor ator em Veneza

Em tributo ao icônico Charles Aznavour, Monsieur Aznavour, indicado em quatro categorias no César, é um drama biográfico dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, com Tahar Rahim no papel principal. Também da França, Entre Nós, o Amor (Une vie rêvée), dirigido por Morgan Simon, é um drama familiar estrelado por Valeria Bruni-Tedeschi e Félix Lefebvre. Outro drama francês que integra a seleção do Festival de Cinema Europeu Imovision é Brincando com Fogo (Jouer avec le feu), dirigido pelas irmãs Delphine e Muriel Coulin e estrelado por Vincent Lindon, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza do ano passado.

A Suíça está representada no festival com Misty: A História de Errol Garner (Misty: The Erroll Garner Story), uma cinebiografia sobre a lenda do jazz, dirigida por Georges Gachot, de Onde Está Você, João Gilberto?. Já a Alemanha traz A Arte do Caos (Verbrannte Erde), suspense noir de Thomas Arslan, selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim.

Selecionado para o Festival de Toronto, o ucraniano Você é o Universo (U Are the Universe), de Pavlo Ostrikov, aborda uma história de amor ambientada no fim da humanidade. O cinema islandês marca presença no evento com Quando a Luz Arrebenta (Ljósbrot), de Rúnar Rúnarsson, um drama sobre luto que foi exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes no ano passado. Encerrando a lista, vem O Último Moicano (Le Mohican), de Frédéric Farrucci, um thriller sobre resistência estrelado por Alexis Manenti e selecionado para Veneza.

A abertura oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision acontecerá no dia 23 de abril, em Niterói, com uma noite de gala no Reserva Cultural, complexo cultural à beira-mar projetado por Oscar Niemeyer.

Fotos: Divulgação/Imovision.

Comentários