Foram anunciados neste sábado, 24/06, no CineTenda, na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina, os vencedores da segunda edição do FALA São Chico, Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul.
A cerimônia de premiação foi apresentada por Alissa Azambuja, diretora de comunicação da Associação Cultural Panvision, e Marilha Naccari, diretora de programação da Associação Cultural Panvision. Além disso, foi exibido como filme de encerramento o longa Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente.
Meibe Rodrigues, diretora do curta Nunca Pensei que Seria Assim, que recebeu o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras, disse: “Quero agradecer ao universo e aos que vieram antes de mim, por causa deles estou pisando aqui. O prêmio é para cada um de vocês, acredite na história da sua vida. A minha podia ser mais uma história de dor e tristeza ou servir como força para cada pessoa. Onde eu for, vou falar: ganhei meu prêmio lá no FALA São Chico”.
O cineasta Uri Bezerra, premiado com o curta Esquecimento, discursou no palco ao lado de seu pai: “Esse prêmio é da minha família, da minha cidade, do meu estado, minha universidade e do meu irmão Miguel. Eu juro que não imaginava receber um prêmio assim tão cedo”.
O Júri Oficial do 2º FALA São Chico foi formado por Cristiano Gomes, Kátia Klock, Marianna Corrêa, Marx Vamerlatti e Sergio Anansi. A organização do festival decidiu ainda que o filme colombiano Chagra de la Vida: El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua, irá compor a programação do FAM 2023, 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul. O diretor comentou: “Quando soubemos deste festival, tivemos um desejo profundo de estar aqui, queremos continuar a fazer o que nos une como latino-americanos”.
Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, também discursou: “Estou muito feliz. Agradeço ao público por ter vindo todos os dias, de outras cidades, daqui da Praia da Enseada, de outros bairros, os apoiadores e parceiros locais que estiveram junto. O FALA é de São Francisco do Sul. Desejo que a cidade seja um polo de cinema e que as produções venham filmar aqui”.
Marilha Naccari agradeceu os voluntários, equipe e os integrantes da Associação Cultural Panvision, que tem 27 anos de história: “Essa união com o público, com a equipe, preenche nosso coração, faz a voz tremer. Teremos dias melhores porque estamos juntos, sentimos isso nessa comunidade que nos acolheu tão bem”.
Ao todo, o FALA São Chico 2023 exibiu 26 filmes de nove países, selecionados entre quase 400 inscritos. A programação incluiu apresentações artísticas culturais, Palco Aberto, Feira Junina, 40 horas de oficinas e ações da prefeitura nas comunidades. Além da CineTenda, o festival também ocorreu nos espaços da EEB Professor Nicola Baptista e no Instituto Federal Catarinense.
Conheça os vencedores do 2º FALA São Chico:
MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS | JÚRI OFICIAL
Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues (Brasil, MG)
MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS | JÚRI POPULAR
Mulheres de São Chico, de Ney Inacio (Brasil, SC)
MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS | PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI | PERSONAGEM
Bruno Joanne, de Allan Constancio (PR)
MOSTRA INFANTOJUVENIL | JÚRI OFICIAL
Esquecimento, de Uri Bezerra Soares (Brasil, MT)
MOSTRA INFANTOJUVENIL | JÚRI POPULAR
Flores da Macambira, de Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira; Projeto Animação Ambiental (Brasil, RN)
PRÊMIO SELEÇÃO FAM 2023
Chagra de la Vida: El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua (Colômbia)
Foto: Daniel Guilhamet.