4ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor

endlesslovemulhercinemaCena do curta mineiro Endless Love, de Duda Gambogi.

A quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema acontecerá entre os dias 22 e 28 de março, em formato on-line e gratuito, com curtas-metragens de até 20 minutos realizados por mulheres e pessoas não binárias, dentro ou fora do território nacional.

A programação se estrutura em três mostras não competitivas: Mostra Convidada, Mostra Encontro – Somos Todas Uma e Mostra com Acessibilidade; e duas competitivas: a Mostra Luas, que concede os prêmios de melhor filme, roteiro, direção e atriz; e a Mostra Matinê, que entrega o prêmio de melhor animação; além do Prêmio Especial Marielle Franco para o melhor filme com temática em direitos humanos.

A curadoria das mostras competitivas foi formada por Labelle Rainbow, Olinda Yawar e Carolina Teixeira e o Júri Oficial contará com Edileuza Penha de Souza, Enoe Lopes Pontes e Vilma Martins. Já nas mostras não competitivas, Hilda Lopes Pontes e Lilih Curi assinaram a curadoria da Mostra Convidada; Johsi Varjão foi responsável pela Mostra Matinê; Moira Braga assinou a curadoria da Mostra com Acessibilidade, em parceria com os festivais Ver Ouvindo, Editando Sonhos e Festival do Minuto; a Mostra Encontro – Somos Todos Uma também contou com a parceria de outros festivais, entre eles, For Rainbow, Fimcine, Cine Kurumin, Cine Diversidade, Festival Cabíria e FINCAR.

Desde a fundação, em 2017, a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é guiada pela busca por sororidade e pelo olhar interseccional, tornando pública obras e profissionais atuantes no mercado audiovisual, que traduzem a diversidade do universo feminino. É fruto de movimento político-cultural de profissionais do audiovisual baiano. Foi idealizada pelas cineastas e produtoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha e vem sendo desenvolvida por um coletivo de mulheres baianas e/ou ou residentes no Estado da Bahia. Nas suas primeiras três edições exibiu um total de 290 curtas-metragens, realizados por cineastas mulheres e pessoas não binárias de pelo menos 12 estados brasileiros.

Neste ano, a grande homenageada será a cineasta mineira Adélia Sampaio, que construiu uma trajetória de mais de meio século no cinema e no teatro. Como diretora, tratou em seus filmes de temáticas como amor, violência e problemas sociais, desenvolvendo uma narrativa fílmica como espaço de pertencimento e repleto de referências da história. É reconhecida como a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem brasileiro lançado nos cinemas, Amor Maldito, de 1984, considerado também o primeiro a trazer para as telas a temática lésbica.

Esta quarta edição contará também com atividades paralelas, como a masterclass on-line Atuação no Audiovisual, com Luciana Souza. Atriz, dançarina, professora e diretora de teatro, é graduada em Filosofia e Dança. Sua trajetória passa por grupos de arte, destacando o Bando de Teatro Olodum na sua fundação em 1990, com atuação em espetáculos como Ó Paí, Ó, adaptado para filme e seriados na TV Globo. Atuou em filmes como Bacurau, Revolta dos Búzios, Tungstênio, Flores Raras, entre outros. Recentemente, foi premiada em diversos festivais por seu trabalho no curta Inabitável, de Enock Carvalho e Matheus Farias.

Além disso, o programa Atividades Formativas: Conversa de Mulher será transmitido no YouTube e apresentará os seguintes temas: Equidade de gênero e raça na produção audiovisual da Bahia, mediado por Edileuza Penha de Souza com a participação de Adélia Sampaio, Daniela Fernandes e Graci Guarani; Estratégias de Mobilização e Formação de Público, mediado por Kamilla Medeiros com a participação de Anna Andrade, Marília Hughes e Paula Gomes; Produção musical para audiovisual, com mediação de Dayane Sena e Márcia Bittencourt, Fabíola Silva e Maira Cristina como debatedoras; e Novos desafios para o mercado audiovisual na pandemia, com mediação de Silvana Moura e participação de Cíntia Maria, Solange Lima e Cecília Barroso.

Conheça os filmes selecionados para a 4ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema:

MOSTRA LUAS

A Mais Forte, de Savina João e Clara Eyer (RJ/SP/PI)
A Mais Linda de Todas, de Gabriela Gonçalves da Motta (RJ)
Ada, de Rafaela Uchoa (BA)
Alcateia, de Carolina Castilho (SP)
Angela, de Marília Nogueira (MG)
Blackout, de Rossandra Leoni (RJ)
Corpo Território, de Maria Lutterbach e Elisa Mendes (RJ)
Do Peito da Pele, de Keythe Tavares e Rudolfo Auffinger (PR)
Em Reforma, de Diana Coelho (RN)
Endless Love, de Duda Gambogi (MG)
Esmalte Vermelho Sangue, de Gabriela Altaf (RJ)
Ipa/Ipá, de Thais Scabio (SP)
Joana, de Pattrícia de Aquino (PB)
Lôra, de Mari Moraga (SP)
Marco, de Sara Benvenuto (CE)
Mulher-Multidão, de Liliane Mutti (BA)
Nome de Batismo Frances, de Tila Chitunda (PE)
Pausa para o Café, de Tamiris Tertuliano (PR)
Rio das Almas Negras, de Taize Inácia e Thaynara Rezende (GO)
Rosa de Aroeira, de Mônica MacDowell (RN)
Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno (PR)
Webserie Ferida – Devir Animal, de Andréa Veruska (PE)

MOSTRA MATINÊ

Cacá, de Ana Carolina Rocha (SC)
Causos da Bisavó, de Rosa Berardo (GO)
Cor de Pele, de Livia Perini (PE)
Cuidado com a Cuca, de Liara Belmira Nunes Almeida (RJ/MS)
Hornzz, de Lena Franzz (RJ)
Insônia, de Ana Paula Ambrosano Ribeiro (RS)
Inspirações, de Arinay de Souza e equipe (RJ)
Menura em dó maior, de Roberta Santana e Filipe Miranda (SP)
Muda, de Isabella Pannain (MG)
O dia em que o mar chegou até Bento, de Fernanda Vidigal (Brasil/Cuba)
O Menino Cabeça-de-Flor, de Vanessa Heeger (BA/Argentina)
O Nosso Som Não Tem Idade, de Paula Rocha Mendes (RJ)
Òpárá de Òsùn: quando tudo nasce, de Pâmela Peregrino (BA)
Os Retratos, de Amanda J Campos, Juliana Naomi Eda e Vit Duarte (SC)
Par Perfeito, de Débora Herling (SC)
Paralise, de Julia Sena (RN)
Saudade da Vovó, de Monica de Miranda Mac Dowell (RN)
Sombras da Guerra, de Carlos Hachmann (PR)
Toca pra Elas, de Carolina Olídia Magalhães (BA)
Tua Palavra Não Nega, de Levante Popular da Juventude (PR)
Uma Menina e Sua Sombra, de Vanessa Heeger (BA)

MOSTRA CONVIDADA

5 Fitas, de Vilma Martins e Heraldo de Deus (BA)
A Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente, de Bruna Castro e Bruna Barros (BA)
A Mulher no Fim do Mundo, de Anna do Carmo (BA)
Abalô – A Cor das Vozes LGBTQIA+, de Nara Sbreebow (MG)
Aquelas Mulheres, de Verena Kael e Matilde Teles (RJ)
Baile, de Cintia Domit Bittar (SC)
Boa Reza, de Aíla Oliveira (BA)
Cá Te Espero No Tumbenci – Saberes e Fazeres, de Paula Almeida (BA)
Casa com Parede, de Dênia Cruz (RN)
Cozinheiras de Terreiro, de Tauana Uchôa (PE)
Desyrrê, de Oficina Documentando (PE)
E agora Maria?, de Bruna Maria e Camila Gregório (BA)
Eu.tempo, de Thaíse Moura (PE)
Facão, de Camila Hepplin (BA)
Filhas de Lavadeiras, de Edileuza Penha de Souza (DF)
Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra, de Jade Rainho (SP)
Leningrado, linha 41, de Dênia Cruz (RN)
Mãe Olga do Alaketu, uma Princesa de Ketu no Brasil, de Silvana Moura (BA)
New York, petei tetã ve rive, de Joana Brandão e André Lopes (BA)
Perifericu, de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda (SP)
Um Ramo, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP)
Uma Primavera, de Gabriela Amaral Almeida (SP)
Won’t You Come Out to Play?, de Julia Katharine (SP)

MOSTRA COM ACESSIBILIDADE

A Poesia Persiste no Varal, de Agatha Pereira (SP)
AeroCoca, de Mallu Oliveira (PE)
Barba, de Sabrina Valente (MG)
Cal.ci.nha, de Ingrid Fernades e Larah Camargo (SP)
Carolina, de Lilih Curi (BA)
Dança, de Virgínia Guimarães (PE)
Deixem Diana em Paz, de Julio Cavani (PE)
Disforia, de Figgy Isa (MS)
Distopia, de Lilih Curi (BA)
Entre Cerrado e Caçarolas, de Nara Sbreebow (MG)
Fome, de Sofia Freire (PE)
Fora do Lugar, de Jéssica Stuque (SP)
FotogrÁfrica, de Tila Chitunda (PE)
Fundo do Céu, de Matheus Vianna (BA)
I See, I Feel, de Filomena Rusciano (Itália)
Imaginário, de Sofia Guimarães (BA)
Liberdade Preta, de Cinema de Rua (Coletivo) (SP)
Lua Nova do Penar, de Leila Jinkings (PA)
My Body Is, de Fenia Kotsopoulou (Inglaterra)
O Giro do Maracatu, de Ilana Paterman Brasil (RJ)
O Mistério da Carne, de Rafaela Camelo (DF)
Olhos de Botão, de Marlom Meirelles (PE)
Oriki, de Pâmela Peregrino (BA)
Poema Fragmentado 1, oh Friederich, de Carolina Janning (SP)
Ressaca, de Amanda Trindade (SP)
Rosário, de Mirian Rolim (MG)
Soledad, de Joana Gatis, Flávia Vilela e Daniel Bandeira (PE)
Um Verso, Universo, de Michele Gesteira (SP)
Waiting On The Doorbell, de Fenia Kotsopoulou e Daz Disley (Inglaterra)

MOSTRA ENCONTRO – SOMOS TODOS UMA

Alcateia, de Carolina Castilho (SP)
Baile, de Cintia Domit Bittar (SC)
Do Corpo da Terra, de Júlia Mariano (RJ)
Enme No Corre, de Enme Paixão (MA)
Marco, de Sara Benvenuto (CE)
O Mistério da Carne, de Rafaela Camelo (DF)
Sem Asas, de Renata Martins (SP)
Teko Haxy, de Sophia Pinheiro e Patrícia Ferreira (GO)
Tenebrosas?, de Jhonatan Bào (SP)
Terra Não Dita, Mar Não Visto, de Lia Letícia (PE)
Vó, a Senhora é Lésbica?, de Bruna Fonseca e Larissa Lima (RJ)

*Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Divulgação.

Comentários