52º Festival de Cinema de Gramado: conheça os integrantes dos júris

por: Cinevitor
Emanuelle Araujo no tapete vermelho do festival na edição passada

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que começa nesta sexta-feira, 09/08, e segue até 17 de agosto, revelou os nomes dos profissionais que escolherão os vencedores dos kikitos deste ano.

Como de costume, realizadores, produtores, atores e atrizes, pesquisadores, acadêmicos, profissionais do audiovisual e críticos de cinema têm a missão de escolher quem leva os prêmios do 52º Festival de Cinema de Gramado. Cada categoria tem um júri próprio que define os vencedores, além do Júri da Crítica, que escolhe os melhores do ponto de vista dos jornalistas especializados, e do Troféu Assembleia Legislativa.

Os membros do júri de longas-metragens brasileiros são: o diretor e produtor alemão Ansgar Ahlers; a atriz e cantora Emanuelle Araujo; a roteirista e diretora Liliana Sulzbach; o ator Samuel de Assis; e a produtora Vania Catani. O júri de longas-metragens documentais é composto por: Renato Dornelles, jornalista, escritor, produtor, diretor e roteirista; e Maria Henriqueta Creidy Satt, jornalista, pesquisadora e documentarista. Os kikitos dos curtas-metragens brasileiros serão entregues aos escolhidos pelos cineastas Clementino Junior e Luiz Alberto Cassol e pela produtora executiva e criativa Marília Garske.

Os vencedores da mostra competitiva de longas-metragens gaúchos serão escolhidos por: Lorenna Montenegro, jornalista; Renata Sofia, autora e roteirista; e Rodrigo de Oliveira, jornalista. O júri de curtas-metragens gaúchos é composto: pela cineasta Cibele Amaral; pela roteirista e produtora criativa Mirtes Santana; pela roteirista Kariny Martins; pelo diretor e roteirista Marton Olympio; e pelo professor universitário Marcelo Ikeda. O Júri da Crítica é composto pelos críticos de cinema: Carla Oliveira, Diego BenevidesMariane Morisawa, Ticiano Osório e Vitor Búrigo, aqui do CINEVITOR.

Além disso, vale destacar que já é tradicional para a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado receber os trabalhos do Educavídeo, Programa Municipal Escola de Cinema. Como forma de estimular a realização audiovisual, as produções realizadas pelos estudantes serão novamente exibidas no Palácio dos Festivais, em uma première que prestigia o potencial criativo dos realizadores. O projeto, que está em sua 13ª edição, fornece capacitação audiovisual para alunos da rede municipal e demais interessados residentes em Gramado. Ao total, serão exibidos dez curtas-metragens produzidos pelos alunos. Como no ano passado, os melhores projetos serão premiados com um kikito de madeira.

Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.

Comentários